Se destacar no mercado de trabalho tem sido um desafio diário para empreendedores e microempreendedores. Afinal, o número de pessoas dispostas a começar um novo negócio tem crescido constantemente.

De acordo com o boletim de mapa das empresas – ferramenta do ministério da economia, existem mais de 20 milhões de empresas ativas, sendo que 1,3 milhões foram abertas apenas no primeiro quadrimestre de 2022.

Com tantos novos negócios se formando, conquistar uma clientela fiel pode se tornar uma tarefa cada vez mais complicada, pois, à medida que surgem novas empresas, as chances de se destacar em meio à concorrência diminuem. 

Sabemos que evitar a onda crescente de novas empresas e espantar os concorrentes é algo impossível. Entretanto, mesmo com um mercado tão competitivo, existem ações que podem gerar bons frutos a curto, médio e longo prazo para o seu negócio. 

Confira nosso conteúdo e saiba como se qualificar para oferecer um bom serviço e fidelizar os seus clientes.

Como se qualificar profissionalmente?

O primeiro passo para ganhar destaque, é se tornar especialista no assunto. Você pode buscar por qualificação profissional por meio de uma formação acadêmica ligada à sua área de atuação ou até mesmo cursos livres e vídeos de outros profissionais que já trabalham no mesmo segmento que o seu.

Com isso, você irá absorver todo o aprendizado necessário para executar um serviço de qualidade. É válido reforçar que, essa dica vale para todas as profissões. Afinal, independente da área de atuação, todos os profissionais possuem um objetivo em comum: conquistar a sua base de clientes.

O grau de formação, estudo e experiência do profissional no tema demonstra para os clientes o interesse e dedicação em oferecer o melhor serviço. Manter-se atualizado nas notícias e novas tendências relacionadas a sua área de atuação também é uma boa prática para se qualificar na área.

Assim, você se compromete a estar sempre inovando no mercado e ganhando destaque frente a outros profissionais do ramo.

Portanto, lembre-se da regra: nunca pare de aprender. Hoje, com a internet, as informações estão sempre à nossa mão. Aproveite esse benefício para buscar por dicas e conteúdos relacionados a sua profissão e manter-se sempre atualizado frente às inovações do mercado e dos concorrentes.

Características de um bom profissional

Além de se tornar um especialista na área de atuação para ser um profissional qualificado e oferecer um serviço de qualidade para os clientes, outra dica fundamental é demonstrar paixão pelo que faz. Para isso, busque sempre ter atenção aos detalhes. 

Desde o atendimento até a entrega do produto ou serviço, imagine como você gostaria de ser tratado caso estivesse no lugar do cliente. Para isso, avalie se você possui clareza na sua comunicação. Ou seja, se você sabe como se expressar de forma clara e precisa para os clientes, tanto na escrita como na fala.

Se comunicar parece algo simples. Mas, para que essa comunicação faça sentido, é preciso compreender se o seu receptor (cliente, consumidor) irá compreender a mensagem que você deseja passar.

Antes de entrar em contato com este cliente, entenda qual deve ser a melhor forma de abordá-lo. Afinal, cada canal de comunicação possui uma regra de boas práticas individuais. Ao telefone, por exemplo, é importante ter um tom de voz agradável e evitar interromper o cliente do outro lado da linha.

Já nas mensagens escritas por e-mail ou WhatsApp, atente-se às regras de ortografia e gramática. Busque também adaptar a sua linguagem ao público, levando em consideração a identidade da empresa.

Por fim, no atendimento presencial, é preciso se atentar ainda mais às boas práticas. Seja pontual, evite atrasos, mantenha uma aparência profissional e dê total atenção ao seu cliente.

Como oferecer um serviço de qualidade?

Como falamos no início deste conteúdo, oferecer um serviço de qualidade é fundamental para fidelizar consumidores e se destacar em meio a concorrência. Você sabia que a qualidade no atendimento ao cliente é um dos principais fatores decisórios para cativar novos clientes?

Prestar um bom atendimento é um dos pilares mais importantes na hora de prestar um serviço de qualidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. Mas, antes de começar, é preciso explicar o que é um bom atendimento ao cliente.

Há algum tempo, prestar um bom atendimento se resumia a entregar o que foi solicitado e ser educado ou atencioso. Mas, hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes e seletivos.

Com isso, as empresas precisaram adaptar-se para atendê-los da melhor forma possível e ganhar confiança antes, durante e após a compra. Portanto, um bom atendimento significa oferecer uma experiência completa para construir um relacionamento duradouro com o consumidor.

E, assim como qualquer relacionamento, para criar esse contato frequente com o cliente, é preciso focar 100% nas necessidades das pessoas a serem atendidas. Existem 3 princípios fundamentais para desenvolver esse contato direto com o consumidor: confiabilidade, foco no cliente e colaboradores capacitados.

A confiabilidade é muito importante, pois, é através desse pilar que os clientes irão checar se devem ou não voltar a comprar com você, ou até mesmo indicar o seu serviço para amigos e familiares. 

Para ganhar essa confiança dos clientes, é preciso garantir que os consumidores estejam satisfeitos com a eficiência e qualidade dos serviços durante todo o processo de pré, durante e entrega da compra, algo que, desenvolve de fato a relação entre prestador e cliente. 

Esse cuidado em garantir que todo o processo de compra seja eficiente faz parte do pilar chamado foco no cliente. Garantir a satisfação do consumidor, é fundamental para manter uma empresa ativa no mercado. Busque ir sempre além do que foi solicitado, avaliando quais são de fato as necessidades do seu cliente.

Por fim, tenha colaboradores capacitados. Se hoje  você já é um microempreendedor, amanhã você poderá ter funcionários. E, com um time cada vez maior lidando com o seu público, é preciso que você leve os aprendizados sobre como prestar um bom atendimento para frente. 

Afinal de contas, todas essas dicas também precisam ser seguidas por quem trabalha no seu negócio.

Estratégias para oferecer um serviço de qualidade

A primeira estratégia parece óbvia, mas é um ponto de fraqueza em muitos negócios hoje em dia: entenda o seu produto. Imagine que você precisa ser um especialista nas soluções que está oferecendo, de forma a conectar o produto e a necessidade do cliente.

Busque entender a fundo qual é a melhor solução para cada caso, de forma que você consiga instruir o consumidor a fazer o melhor uso do seu produto, gerando satisfação e é claro, novas vendas.

Entretanto, pode ser que mesmo entendendo muito bem as reais necessidades dos clientes, o seu negócio ainda não ganhe resultados tão rápido quanto você planejou. Mas, como solucionar esse problema?

Ouvindo o seu consumidor. Além de seguir todas as nossas dicas, qualificar-se e oferecer um bom serviço, outra estratégia muito útil é rodar uma pesquisa de satisfação. Dessa forma, você pode compreender de forma mais clara como seu cliente se sentiu ao consumir o seu produto ou serviço.

Ou seja, se as expectativas foram cumpridas ou se o cliente se sentiu insatisfeito de alguma forma. Para tornar esse processo mais prático, você pode conduzir essa pesquisa de uma maneira rápida e prática, sem a necessidade de longos formulários com a simples pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso atendimento?”.

Para avaliar as respostas coletadas, considere as notas de 9 a 10 como (promotores), 7 a 8 (neutros), 0 a 6 (detratores). Ao subtrair a quantidade de consumidores detratores dos promotores e dividir pelo total de entrevistados, você chegará ao seu índice de NPS – Net Promoter Score, uma metodologia muito utilizada que mede o grau de satisfação dos clientes.

Além dessa pesquisa, também é interessante incluir um campo aberto para que os clientes consigam incluir sugestões e observações sobre o atendimento ou serviço. Nada mais prático do que entender diretamente com o consumidor como melhorar os processos do seu negócio.

Para saber mais sobre as avaliações dos seus clientes, você também pode criar um cadastro no Google Meu Negócio, uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Maps.

Com essa plataforma, você tem a oportunidade de divulgar o seu negócio, aumentar a sua visibilidade digital e ainda garantir que os clientes encontrem você com mais facilidade de maneira gratuita.

Portanto, se qualificar e oferecer um serviço de qualidade, exige muito esforço e planejamento. Mas, é válido reforçar que, a longo prazo, essa dedicação irá gerar frutos para o seu negócio. 

Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como se qualificar profissionalmente, quais as características de um bom profissional e estratégias para oferecer um serviço de qualidade.

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