Como as redes sociais podem ajudar o seu negócio

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As redes sociais têm a fama de roubar muito do nosso tempo. Adolescente, especialmente, passam o dia inteiro fechados no quarto conectados à Internet, visualizando posts, jogando jogos online e batendo papo com os amigos. 

Nós, adultos, precisamos nos controlar para não ficarmos o tempo todo grudados nos nossos smartphones, além de controlar o tempo que nossos filhos, crianças, ficam conectados. Até os idosos são capturados pelo universo das redes sociais. Afinal, isso não existia no tempo deles.

As redes sociais são locais em que nos apresentamos ao mundo. É lá que mostramos o que queremos que os outros vejam, é lá que compartilhamos nossos momentos especiais com nossos amigos e conhecidos, mas é lá, também, que fazemos novos contatos, sabemos das notícias e encontramos produtos e serviços. 

As redes sociais também são usadas para fazer nosso marketing no meio digital, ou seja, se tornaram locais para vendermos nossos produtos ou oferecermos nossos serviços.  

Sabe a expressão: o post viralizou? Pois é, isso quer dizer que se uma publicação sua na rede social for curtida e compartilhada por muita gente, é quase como ganhar na loteria. 

Por que investir nas redes sociais?

As redes sociais ocupam espaço enorme no comércio global. É nelas que as pessoas vão buscar informações sobre o que querem consumir, adquirir ou experimentar. Por isso é importante que você faça um bom marketing digital do seu produto ou serviço. Em primeiro lugar, para aparecer nas buscas, ou seja, para que as pessoas saibam que o seu produto existe. Em segundo, não basta apenas aparecer, é preciso saber como aparecer, como mostrar o que você vende da melhor maneira possível. A gente chama isso de estratégia de marketing. Também há a etapa de acompanhamento das avaliações dos clientes, o que possibilita a boa disseminação do seu produto e/ou ajustes que precisam ser feitos para se manter no mercado.

Conheça os principais motivos para investir nas redes sociais.

Baixo custo 

A Internet possibilita várias ações estratégicas com baixo custo e, como bônus, com excelente disseminação, ou grande alcance do público-alvo.

Facilidade na interação

A comunicação ficou mais fácil. Há ferramentas disponíveis 24 horas por dia, como o WhatsApp, para atender o cliente. Também é possível fazer pesquisas sobre produtos, gosto dos clientes, aceitação de novidades, informações sobre o público-alvo e tudo o que for pertinente ao negócio com facilidade e rapidez. Apesar da distância física, as redes sociais nos aproximaram.

Eficiência na publicidade

Tem muita gente que acha que o Facebook as escuta. Isso porque ~e bastante comum alguém falar sobre pedir uma pizza e começam a aparecer anúncios de pizzarias na timeline. Não é estranho isso? Pois isso tem a ver com as buscas que você faz enquanto navega, ou seja, você está imprimindo seu comportamento nas redes sociais. E, como resposta, recebe as informações que está buscando ou que possam te interessar, por associação. E diferentemente da televisão de antigamente, que, na hora do intervalo da programação, ninguém prestava atenção nas propagandas, não conseguimos desviar delas quando elas aparecem no nosso caminho. Seu negócio pode captar muitos clientes desta maneira.

Acompanhar e mensurar resultados

A Internet é um livro aberto. Ao fazer o marketing digital pelas redes sociais, você consegue visualizar quantas pessoas se interessaram pelo seu produto com menor margem de erro. Assim, é possível direcionar melhor sua estratégia de marketing, além de ter uma visão mais real do seu posicionamento no mercado.

Entender da concorrência

Motivo parecido ao de cima. Saber dos nossos concorrentes permite estar atento aos sucessos e fracassos e encontrar maneiras de não repetir os mesmos erros e aproveitar o que deu certo. 

Mas como tudo tem prós e contras, veja os cuidados a serem tomados ao investir nas redes.

Quais cuidados você deve tomar

Os cuidados dizem respeito a efetuar uma boa comunicação via rede, que inclui os seguintes itens.

Público-alvo

Também chamado de segmentação, é preciso definir para quem você quer vender seu produto ou oferecer seu serviço.

Pesquisa

Também chamado de benchmarketing, busque informações sobre os hábitos de consumo do seu público-alvo e sobre as estratégias de concorrentes diretos. 

Linguagem

Saiba como se comunicar com seu cliente. Qual tom de voz usar? Se o seu produto for direcionado aos jovens, use uma linguagem mais irreverente, informal.

Planejamento mensal

Organize datas para se comunicar com seus clientes por posts, por exemplo. Essa estratégia vai depender do público-alvo e da rede social, entre outros fatores. Talvez um post diário seja excessivo. Por isso, é importante estar ligado nas métricas e acompanhar os relatórios. 

Avaliação

Preste atenção aos comentários publicados pelos clientes. Ouça o que está sendo dito e resolva o que for possível. O descaso com o público pode levar seu negócio à ruína. 

Como saber quais redes usar?

Principais redes sociais e suas características

Conheça, a seguir, algumas características de 3 redes sociais conhecidas e, provavelmente, usadas por todos nós leitores deste conteúdo.

Facebook

O Facebook é a maior rede social usada no mundo. Só de brasileiros, são quase 100 milhões de perfis. 

Ela permite:

  • Publicação de diferentes tipos de mídia (vídeo, áudio, imagens, texto)
  • Patrocínio de campanhas, o que aumenta o alcance de seus anúncios
  • Contato com clientes, o que ajuda na atração de novos clientes, na identificação de oportunidades e no atendimento

As ações de curtir e compartilhar, por exemplo, também ajudam a alavancar suas publicações.

Como empreendedor, você pode usar as fanpages para publicar os dados da sua empresa e horário de funcionamento. 

Instagram

O Instagram aparece logo em seguida, com 50 milhões de brasileiros conectados. O diferencial desta rede social é a primazia do visual. Isso quer dizer que ela serve como uma espécie de vitrine visual para a demonstração de seu produto ou serviço.

Requer frequência maior de postagens e a criação de materiais mais chamativos.

LinkedIn

Diferentemente do Facebook e do Instagram, o LinkedIn é a maior rede corporativa do mundo. No perfil pessoal, são priorizadas informações profissionais na forma de um currículo virtual. 

É usada para:

  • Recrutamento
  • Networking
  • Compartilhamento de conteúdo e discussões sobre temas relacionados aos negócios

Além dessas redes sociais, há o Twitter, o TikTok, além de outras tantas que vão surgir. Para saber em qual investir, vale a pena falar com um profissional especializado no assunto.

Mas, antes disso, vamos te mostrar algumas dicas.

Dicas para ter sucesso nas redes sociais

Lembra quando falamos que não basta apenas aparecer na rede, mas que é preciso ter conteúdo de qualidade. Pois, esta é a primeira dica.

  1. Compartilhe conteúdos interessantes, divertidos, chamativos, diversificados. Seja ativo na rede! Isso aumenta as chances do seu negócio se destacar entre tantos posts.
  2. Invista em patrocínio para que sua página ou canal apareça de forma direta nos perfis daquele público-alvo segmentado. Os anúncios pagos são muito efetivos para dar um pontapé inicial no seu negócio.
  3. Preserve o bom relacionamento com seus clientes. As redes sociais permitem uma interação direta com quem adquire seus produtos. Use isso a seu favor. A imagem positiva do seu negócio te trará bons frutos e, lembre-se, gentileza gera gentileza. Estamos precisando disso.
  4. Clientes satisfeitos ajudam a construir a reputação da sua marca e do seu negócio, pois, lembra do início do texto, as pessoas se comunicam. Quanto mais o seu negócio cumprir com as expectativas esperadas, mais sucesso você terá. O que cabe a você? Entregar um produto ou serviço de qualidade que seja condizente com o que você disse que iria entregar. Promessa feita, promessa realizada. 
  5. Contate um profissional especializado em marketing digital para te ajudar a elaborar e manter boas estratégias de uso das redes sociais. Este é outro investimento que vale a pena. Ao conhecer as funcionalidades e propósito das redes sociais, juntamente com as especificidades do seu negócio, você receberá as melhores orientações. 

Já deu para ter uma visão geral de como as redes sociais podem te ajudar a alavancar o seu negócio. Agora é com você!

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