Não faz muito tempo que tudo tinha que ser feito presencialmente.

Comprar roupas, fazer compras de mercado, resolver problemas no banco, se matricular em um curso, e assim por diante. 

E mais: era preciso enviar cartas pelo correio, porque não havia e-mail. Tudo levava mais tempo e era mais trabalhoso. Custava mais, tanto financeiramente, quanto em relação ao tempo da espera.

Para quem não passou por isso, fica quase impossível de imaginar um mundo assim, não é? 

De fato. Esse mundo quase não existe mais, justamente em função de tudo o que foi inventado em termos de tecnologia. Não dá mais para voltar atrás. Já não esperamos tanto tempo para a resolução de problemas. Compramos produtos online e recebemos esses produtos em nossa casa. O pagamento também é feito online, na maioria dos casos, e ainda temos como escolher a forma de pagamento: PIX, cartão de crédito, boleto. Ganhamos descontos, inclusive.

E se o produto chegar com problemas ou diferente do solicitado, a logística reversa está aí! A única coisa que temos que fazer é ir até uma agência de correios para mandar o produto de volta. Não é preciso preencher nada, pagar nada, apenas mostrar o código recebido pela empresa com autorização para despachar a encomenda. Sim, erros do tipo acontecem, porque somos humanos. Faz parte. Mas que tudo ficou mais fácil, não há dúvidas. 

Resultado da transformação digital. Se sua empresa ainda não faz parte do mundo digital, está na hora de repensar seu negócio.

Por que digitalizar a sua empresa?

Por que digitalizar o seu negócio?

Digitalizar seu negócio ou sua empresa significa usar métodos digitais, por meio de ações estratégicas e tecnológicas, para tornar mais eficientes as operações e os processos da empresa. 

Seria o equivalente a usar o e-mail ao invés de enviar uma carta. Na verdade, hoje em dia, seria usar o WhatsApp ao invés do e-mail, dependendo da finalidade da comunicação e do que você quer comunicar. Isso tudo faz parte da estratégia de uso. 

O que queremos dizer é que não basta apenas adquirir diversos recursos, apps, softwares e afins para se tornar uma empresa ou um negócio digital. É preciso pensar de outra maneira, capacitar sua equipe para que adquiram uma cultura digital, digamos assim. Os procedimentos mudaram, assim como a percepção e a experiência de consumo. Ninguém mais quer esperar muito tempo para resolver um problema ou ter dificuldades de navegar em uma loja online.

Se você está pensando em investir no e-commerce, por exemplo, você precisa dispor de um ambiente virtual de fácil navegação, intuitivo. Para isso, é importante investir em uma plataforma que seja adequada ao seu propósito e ajude na experiência do usuário. Uma plataforma online traz muitas vantagens, como não precisar manter uma infraestrutura física, nem funcionários. Além de incluir o financeiro no pacote, pois o pagamento também é feito online.

Muita gente acha que fazer um curso na modalidade EAD, por exemplo, é a mesma coisa que fazer um curso em uma universidade, na sala de aula com os colegas e professor. Mas não é. Não basta apenas jogar o que é feito presencialmente para um ambiente de aprendizagem. Por ser online, o EAD utiliza diferentes ferramentas e outra metodologia para que o estudante possa fazer o melhor uso daquele espaço. 

Já deu para notar que é necessário investir na digitalização do seu negócio. Ainda tem dúvidas? 

Então, dê uma olhada nas vantagens da digitalização. 

Quais as vantagens

Já imaginou se não houvesse a Internet quando chegou a pandemia, em 2020? A ordem era não sair de casa, em um primeiro momento. Todo mundo se apavorou. Ainda bem que deu para fazer compras de mercado e farmácia online e com entrega, por meio de aplicativos. 

Isso é para dizer que nem nos damos conta do quanto a tecnologia está presente em nossas ações diárias e o quanto ela está mudando nosso comportamento. Deu para matar a saudade dos familiares e amigos, em tempo de isolamento, graças ao Skype, Google Meet e afins. Deu para se aproximar, em tempos de distanciamento.

A digitalização de uma empresa contempla a automatização de processos, que antes eram feitos manualmente, até o uso de Inteligência Artificial, para que máquinas possam executar tarefas mais operacionais. 

Conheça as principais vantagens em digitalizar seu negócio.

Aumento da produtividade

Usando como exemplo a Inteligência Artificial e a robotização, é possível reduzir em até 40% a mão de obra. Neste sentido, dá para escalonar a produção, aumentar a velocidade dos processos e, ainda, reduzir custos. Outra vantagem é a redução dos “erros humanos”, pois as máquinas não têm exatamente uma vida que nem a nossa. Não precisam dormir, não precisam comer, não se preocupam, não têm filhos para criar, nem relacionamentos para se envolver. Pelo menos por enquanto. 

Apesar de focar em tarefas operacionais, também trazem bons resultados estratégicos para os negócios. 

Reduz gastos

A vantagem anterior é quase inseparável desta. Aumentar a produtividade significa ganhar mais e, logicamente, perder menos. Mas aqui estamos falando na redução dos custos para produzir o que você produz ou oferecer o serviço que você faz.

Existem vários recursos, softwares e ferramentas que vão te ajudar na otimização do tempo e na automatização dos processos, como aqueles citados na criação de um e-commerce, por exemplo. 

Quantas vezes nos damos conta de que um procedimento poderia ser resolvido de forma mais rápida, mas, mesmo assim, continua sendo feito da mesma maneira? É disso que falamos quando dizemos que é preciso trabalhar com a cultura digital, mudar o mindset daqueles que estabelecem os processos, o planejamento ou até mesmo as ações de marketing. O foco é otimizar e investir em ferramentas que possam fazer isso da melhor maneira possível. 

Usar sistemas de planejamento corporativo ou sistemas integrados de gestão empresarial é um exemplo disso. Na medida em que as informações estão integradas entre os setores de uma empresa, dificilmente haverá perda de tempo – e de dinheiro – em repetições. 

Quantas vezes ligamos para reclamar de algum problema e quando passamos de atendente a atendente precisamos repetir a mesma informação? Além de esgotar a paciência do cidadão, o que pode levar a uma desistência e a uma péssima impressão, a empresa está deixando de economizar. 

Menor dependência do que é externo

A digitalização facilitou o processo de comunicação entre os integrantes de uma empresa. Aplicativos como o Slack e o Trello mantêm a equipe integrada ao projeto como um todo, enquanto possibilita que cada um esteja focado na sua parte. Isso tudo sem a necessidade de estar todo mundo numa mesma sala e de ter que marcar reuniões para a organização das tarefas. 

Esses aplicativos já fazem isso por você e ainda ajudam a fortalecer o senso de compartilhamento, responsabilidade e autonomia de cada um. Oferecem, em certo sentido, o que muita gente está buscando: flexibilidade para trabalhar em qualquer lugar e no horário que rende mais, desde que dando conta dos compromissos. 

Auxilia nas decisões

Por que digitalizar o seu negócio?

Um dos grandes diferenciais dos CEOs que fizeram sucesso é a capacidade de arriscar e tomar boas decisões, especialmente quando se trata de algo inédito. Mas saber tomar decisões importantes não é algo intuitivo. Pode até ter um pouco de intuição ou de um sentimento de que vai dar certo, mas as escolhas, especialmente em investimentos de alto risco, são embasadas, por exemplo, na análise de bancos de dados. 

Isso só é possível porque existem recursos como o Big Data e o Analytics, que te permitem tratar, analisar e obter informações a partir de um conjunto gigante de dados, coisa nunca vista antes.

Com essas informações na mão, na tela e na cabeça de um diretor ou gerente de área, é possível prever melhores alternativas e antecipar situações não imaginadas. Neste sentido, a tomada de decisão é embasada em fatos reais, não em crenças ou achismos. 

Como digitalizar a empresa

Confira nossas dicas para digitalizar sua empresa.

Avalie sua empresa

Sabe aquela história de começar a academia para perder peso porque o verão está chegando? Nossa tendência é querer chegar lá, esquecendo do caminho a percorrer.

Então, antes de sair comprando novos aplicativos ou recursos tecnológicos, avalie a sua empresa. 

Qual o grau de maturidade para alinhamento ao digital? Está pronta para isso?

Em caso afirmativo, estabeleça metas específicas. É importante, também, estabelecer um período para chegar lá. 

Na academia, talvez seja recomendável fazer uma avaliação depois de 3 meses do seu treino, dependendo da frequência.

Ao estipular metas específicas para a digitalização de uma empresa, vale estabelecer um período de 5 anos. 

Olhe para o seu cliente

Se você está pensando em digitalizar seu negócio, é porque ele já se sustenta de forma saudável. E isso só é possível porque você tem clientes que consomem seu produto ou serviço. 

Faça uma análise das tecnologias que estão disponíveis pensando em como elas poderão otimizar a experiência de seus clientes. É para eles que você deve oferecer um valor agregado, por escolherem sua empresa e não a concorrência. 

Pode ter certeza que a felicidade do seu cliente vai disseminar em rede, em forma de avaliações positivas e indicação de novos clientes. 

Saiba como conquistar e cativar seu cliente.

Quanto você precisa 

Implementar melhorias requer investimento. Saiba se você tem o suficiente em caixa e avalie quanto pode ser destinado para o processo de digitalização. 

Invista em marketing digital

Você sabe o que o marketing digital pode fazer por você? Ou, melhor, quais são as vantagens de investir no marketing digital?

Existem várias ferramentas online e gratuitas que podem te ajudar a implementar o que há de melhor para agilizar os processos de produção do seu produto ou oferta de seu serviço. 

Mas o mais interessante é que esses processos digitais se conectam em uma grande rede, a Internet. E é aí que entra o marketing digital.

De nada adianta investir na digitalização de sua empresa, se ela não estiver visível na rede, se as pessoas não conseguirem te achar. O marketing digital serve justamente para isso, fazer propaganda do seu negócio, usando as estratégias que mais têm a ver com o que você vende.

Saiba mais sobre a estratégia do e-mail marketing.

E também é possível começar a digitalizar a sua empresa usando o aplicativo do GetNinjas! Aqui, você encontra clientes que estão precisando do seu serviço e negocia diretamente com eles. Faça o seu cadastro e conheça o app! 

Aproveite e acesse o conteúdo profissionalizante da Academia Ninjas:

Por que digitalizar o seu negócio?

Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *