Saiba porque sua empresa deve ter presença digital e como se destacar no meio.

Sua empresa possui perfil nas redes sociais? Nos dias de hoje, é difícil pensar em uma marca grande que não tenha presença digital, né? Isso acontece porque a divulgação através de redes sociais é fundamental por diversos motivos.

De acordo com dados disponíveis no portal Statista, em 2020, o número de usuários de redes sociais em todo o mundo era de 3,6 bilhões – o que equivale a 46,18% da população mundial! Além disso, dados da GlobalWebIndex referentes a outubro de 2021 mostram que o uso médio da utilização diária das redes sociais é de 2 horas e 27 minutos.

Mas o que isso quer dizer?

O mundo está na internet. As pessoas a utilizam diariamente, e é a partir da internet que é possível conseguir um bom posicionamento de mercado. Se você está no processo de investir nas redes sociais do seu negócio ou cogitando começar, esse conteúdo é para você.

As suas redes sociais podem se tornar o seu maior canal de venda, você só precisa saber utilizá-los. Acompanhe este conteúdo até o final para saber os motivos e como você pode fazer isso.

Leia também: O que são mídias sociais?

Importância e objetivos do uso das redes sociais para as empresas

Para começo de conversa, você precisa decidir investir nas redes sociais e no marketing digital.

Mas a gente só investe em algo que faz sentido, né? Por isso, listamos alguns motivos para você entender por que é tão importante possuir uma presença digital.

#1 – Criar relacionamentos

O segredo para um bom posicionamento no mercado é ter um público fã da sua empresa.

Mas, diz pra gente, você é fã de alguém que não retribui essa atenção a você? É muito mais fácil gostar de alguém que retribui nossa atenção, certo?

As redes sociais são perfeitas para isso! Nelas, é possível criar relacionamento direto com seu público.

Aliás, isso pode ser feito de diversas maneiras, como:

  • Responder comentários dos posts e DMs;
  • Utilizar os storys para ter um contato mais próximo;
  • Responder os e-mails em um tempo máximo de 24 horas;
  • Criar canais de atendimento e suporte ao cliente;
  • Estabelecer um tom de voz atencioso e simpático;

Todas essas estratégias fazem com que o cliente sinta-se próximo de você e promova sua marca, consumindo sempre seus produtos.

#2 – Construção de autoridade

Como já exemplificado, as redes sociais trazem um posicionamento no mercado para sua marca.Isso acontece porque um perfil bem estruturado, com constância de posts e qualidade nos seus conteúdos, tende a possuir um público grande.

Ao criar uma clientela fiel e maior, sua marca passa a ser vista com mais autoridade e respeito, se tornando uma referência para outras empresas do seu segmento.

#3- Tráfego para o site

O foco do empreendedor é sempre a venda, né? Afinal, isso mantém a empresa funcionando. Essa é a melhor parte do uso da rede social: ele é capaz de trazer tráfego para o seu site.

Com a maior visibilidade e alcance da sua marca, as pessoas terão interesse em conhecer seus produtos e serviços. Essa atração leva ao acesso no site e, consequentemente, à compra.

Mantenha o site sempre atualizado e sempre direcione seus clientes para o link do seu e-commerce.

#4 – Fidelização de clientes

A fidelização dos clientes é uma dos objetivos mais importantes de uma empresa. Afinal, clientes fidelizados, além de continuarem consumindo produtos e serviços da marca, se tornam grandes promotores para família e amigos.

Uma boa indicação é essencial para a sua autoridade.E, tendo em vista que as redes sociais são responsáveis por criar relacionamento com o cliente, a presença digital é um grande acelerador da fidelização dos clientes.

Essas são as 4 principais importâncias de possuir perfis digitais ativos. No geral, essas devem ser as suas metas, produzindo conteúdo para alcançar esses patamares.

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Vantagens de investir nas redes sociais

Agora que você conheceu o que pode conseguir com o uso das redes sociais, ainda não acabou por aqui. Existem outras diversas vantagens nesse processo.

Por isso, confira todos os benefícios aqui:

  • Aumenta sua visibilidade;
  • Gera maior autoridade para sua marca;
  • Construi relacionamentos com seus clientes;
  • Garante reciprocidade de atenção ao seu público;
  • Reduz os custos com um aumento em alcance;
  • Otimiza o tempo de prospecção;
  • Gera mais leads ativos;
  • Eleva seu número de vendas;
  • Aumenta a relevância da sua marca e dos seus produtos e/ou serviços;
  • Gera o fortalecimento da marca;

Esses são apenas alguns motivos pelos quais você deve começar. No processo de produção, você descobre diversas outras razões para continuar o investimento

Vamos juntos nessa?

Dicas para se destacar nas redes sociais

Agora que você já percebeu a importância da sua presença digital, é preciso iniciar, né? E nada melhor do que uma lista de dicas para começar uma coisa nova.

Por que investir nas redes sociais do seu negócio

Leia até o final e anote todas as dicas.

#1 – Defina quem é sua marca

Sabe aquele conselho de amigo que antes de cuidar do próximo, você deve saber cuidar de você? Isso também se aplica para sua marca.

Antes de você conseguir dar conta de satisfazer seus clientes e possuir presença digital, é importante que você conheça a sua marca.

Isso quer dizer entender seu propósito, seus princípios, suas metas, seus objetivos, seu tom de voz, sua identidade visual, sua personalidade e muito mais. É interessante que você faça um estudo sobre sua própria empresa, focando principalmente em onde você quer chegar. Dessa forma, é possível ser mais estratégico e assertivo nas próximas decisões.

#2 – Defina quem é seu público

Agora que você entende quem é a sua marca, é possível ter um olhar externo e entender quem é o seu público. Pense que se você tentar falar com todo mundo na internet, vai acabar falando com ninguém.

Mas se você conhecer o seu público-alvo, você estará falando exatamente com pessoas que gostam do seu trabalho. A assertividade traz melhores resultados.

Por isso:

  • Faça uma pesquisa de mercado;
  • Estude sua concorrência;
  • Conheça os seus clientes;
  • Estabeleça seu público-alvo e suas personas.

A utilização do público alvo adequado transforma os resultados das suas campanhas.

#3 – Tenha um site

Ter um site para chamar de seu é importante para garantir a independência digital, pois o seu público será completamente seu na sua plataforma.

O site é fundamental para você oferecer seus serviços, apresentar seu negócio e criar conteúdos sobre o seu segmento.

Entretanto, existem detalhes muito importantes para essa criação, como:

  • Garanta que o processamento do seu site seja rápido e não trave o dispositivo;
  • Garanta que o site funcione bem no computador e no celular;
  • Garanta que o site seja simples de carregar, com informações e botões dispostos de maneira intuitiva;
  • Garanta que todas as informações são fáceis de achar e, principalmente, coloque as principais informações em primeiro lugar;

Construir um site acessível, ágil e moderno é essencial nesse processo.

#4 – Invista nas redes sociais

Agora que você já conhece o seu público, é natural que você saiba em quais redes sociais ele estará  presente. Twitter, Facebook, Linkedin, Instagram, Telegram, Pinterest… E por aí vai…

Saiba que é importante escolher as redes sociais que fazem sentido para a sua persona. Com as redes escolhidas, foque em manter constância e qualidade dos posts.

#5 – Use o marketing de conteúdo

Para quem não sabe, o marketing de conteúdo é uma estratégia para gerar o interesse do cliente no seu negócio. Nesse tipo de modalidade, é feita a criação de conteúdos relevantes para a atração dos clientes. Mas o que são conteúdos relevantes?

Vamos supor que você é dono de uma loja de cadeiras, quais conteúdos você criaria para sua marca? É natural que você pense em assuntos sobre a cadeira que você vende, mas e se você falasse sobre a postura ao trabalhar? Ou então criasse um conteúdo sobre a importância do apoiador de pés?

Esses dois assuntos citados não envolvem o produto da loja, mas são informações relevantes para uma pessoa que quer comprar uma cadeira, entende?

Esse é o conceito de marketing de conteúdo e isso pode ser feito de diversas formas, seja em ebooks, vídeos, blogs, textos, posts, infográficos ou o que mais você imaginar.

Isso quer dizer que o marketing de conteúdo não irá promover diretamente os seus produtos, mas não se preocupe ela irá atrair o público-alvo e mostrar sua marca como alguém capaz de trazer soluções na vida dos outros.

E isso é uma baita de uma reputação, né?

#6 – Invista em marketing digital

A partir de agora, é importante você ter a mentalidade que sempre deverá investir em marketing digital. Isso significa separar uma porcentagem do rendimento da sua empresa para a divulgação do seu negócio.

Isso pode ser feito através de infoprodutos, campanhas patrocinadas, e-mail marketing, panfletos, banner, pop-ups e muito mais. O importante é que você faça, teste e descubra quais investimentos mais funcionam para você.

#7 – Seja estratégico

Esse é um ponto muito importante no processo. Algumas pessoas possuem presença digital, mas afirmam não ver resultado. Entretanto, isso acontece porque a presença digital vai muito além da constância de posts e foca na estratégia.

Se você fizer conteúdos aleatórios, muito provavelmente não vai haver retorno, mas com estratégia, planejamento e análise de resultado, você vai ver a grande diferença.

Por isso, faça um planejamento dos conteúdos, execute e faça uma análise de resultados. É interessante definir um período para esse ciclo, como mensalmente. No geral, mantenha em mente que você deve completar esse ciclo sempre.

Pronto para virar um verdadeiro ninjas das redes sociais?

Importância, vantagens e dicas do uso assertivo das redes sociais.

Agora você já tem, de fato, tudo que precisa para impulsionar seu negócio nas redes sociais. Então chegou a hora de dar os primeiros passos! 

Leia também: Como o Canva pode ajudar a digitalizar o seu negócio

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