Algumas profissões acabam gerando certas dúvidas entre as pessoas, sendo duas delas a de barman e a de bartender — apesar do nome parecido, vale ressaltar que elas não são exatamente iguais.

Tanto o termo barman quanto bartender são amplamente utilizados para se referir a pessoas que trabalham fazendo drinks e bebidas em bares, eventos, festas, etc. Porém, existem alguns pontos específicos que diferenciam um do outro.

Quer saber mais sobre eles? Então continue acompanhando a leitura e entenda melhor sobre a diferença entre barman e bartender!

O que é um barman?

Em primeiro lugar, é importante entender bem cada profissão. No caso do barman, ela diz respeito a um homem que trabalha em bares, restaurantes, hotéis, clubes ou outros estabelecimentos onde são servidos drinks e bebidas alcoólicas. 

“Barman”, em tradução direta do inglês para o português, significa “homem do bar”. Já para mulheres, são utilizados os termos “barmaid” ou “barwoman” — embora elas não sejam tão adotados pelas pessoas.

De modo geral, “barman” é um termo utilizado para se referir a um profissional do gênero masculino que trabalha atrás de um balcão preparando e servindo os mais variados tipos de bebidas, como:

  • batidas;
  • cervejas;
  • coquetéis;
  • drinks especiais;
  • whiskies etc.

Além dessas responsabilidades, o barman é um profissional que geralmente é responsável por manter o local onde trabalha limpo e organizado, e gerenciar o estoque de bebidas.

Ainda, também costuma ser papel de um barman interagir de maneira amigável e profissional com os clientes. E proporcionar algumas formas de entretenimento, como fazer malabarismos com garrafas, ou criar belas apresentações ao preparar e servir bebidas.

Em muitos locais, vale ressaltar, o barman é um profissional que trabalha segundo o perfil europeu, com uma faceta mais formal e vestido de maneira clássica, por exemplo, com uma camisa social, colete e gravata.

O que é um bartender?

Após entender o que é exatamente um barman, confira, com mais detalhes, as principais características e funções da profissão de bartender.

Para começar, é válido falar que bartender é um termo neutro. Diferentemente de “barman”, ele é utilizado tanto para se referir a homens quanto mulheres que atuam nessa área. Agora, quais as características e atribuições dessa profissão?

Um bartender (ou uma bartender) é uma pessoa que possui uma atuação um pouco mais abrangente, podendo trabalhar em diferentes tipos de ambientes, não apenas de maneira fixa em um bar ou em um restaurante, por exemplo.

Geralmente, a profissão de bartender inclui trabalhos em festas, formaturas, casamentos, cruzeiros e outros eventos. E quanto às suas roupas, elas costumam ser mais descontraídas e informais.

Além disso, a pessoa que atua como bartender costuma ter habilidades avançadas em mixologia (combinação de ingredientes para fazer drinks) e pode oferecer um serviço mais personalizado aos clientes.

Vale mencionar ainda que dentro da profissão de bartender há uma divisão em duas categorias: atendente e freestyle.

O bartender atendente é aquele que trabalha em diferentes tipos de eventos (baladas, festas etc.), servindo drinks mais conhecidos e não tão elaborados. Dessa forma, ele consegue servir o público com mais agilidade.

Já o bartender freestyle é aquele profissional que, além de preparar bebidas mais diferenciadas, faz algumas performances para entreter o público. Por exemplo, ele realiza truques de mágica, apresentações com fogo (pirofagia) etc.

Afinal, qual a diferença entre barman e bartender?

Qual a diferença entre barman e bartender?

Agora que você já sabe o que é um barman e o que é um bartender, fica mais fácil de entender a diferença entre eles.

O barman é aquele profissional que geralmente trabalha atrás do balcão de um bar ou de um restaurante preparando e servindo bebidas alcoólicas e não alcoólicas aos clientes. Ele tem um estilo mais clássico e formal.

O bartender, por outro lado, é um profissional que trabalha em festas e eventos variados, atuando de maneira mais descontraída e informal.

Além disso — embora não seja uma regra — um barman costuma ser um homem mais experiente, enquanto bartenders geralmente são mais jovens.

Agora, apesar dessas diferenças, vale mencionar que o termo “bartender” está sendo cada vez mais utilizado para se referir aos profissionais que atuam preparando e servindo bebidas. Ele costuma ser mais “geral” e mais aceito nesse meio do que “barman”.

Quais os diferenciais para conseguir mais clientes como barman ou bartender?

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre um barman e um bartender, é válido falar sobre as características e diferenciais que ambos profissionais devem ter para conseguir mais clientes atuando nessa área.

O primeiro ponto é investir em qualificação — principalmente por meio de cursos, eventos e workshops, com os de coquetelaria e mixologia. Assim, é possível se manter atualizado sobre as melhores práticas, tendências do setor etc.

Também é fundamental oferecer um ótimo atendimento ao cliente — o que significa ser amigável, educado, atencioso e prestativo. 

Para isso, é necessário praticar a escuta ativa, estar sempre pronto para fornecer recomendações de bebidas, responder a perguntas e dúvidas, e buscar garantir que todos os clientes se sintam bem-vindos e valorizados.

Além desses aspectos, é importante ter a capacidade de se adaptar às preferências de cada cliente, oferecendo opções personalizadas de bebidas, drinks e coquetéis que atendam aos seus gostos e necessidades.

Nesse contexto, é recomendado manter a mente aberta para ajustar as receitas de acordo com as preferências dos clientes, seja adicionando ou removendo ingredientes, ajustando os níveis de doçura ou criando coquetéis exclusivos.

Outro ponto relevante é criar apresentações visualmente atrativas, tanto na preparação das bebidas quanto na interação com os clientes. 

Por fim, mais um aspecto importante — principalmente para profissionais autônomos e freelancers — é investir em marketing pessoal, por exemplo, por meio de um perfil nas redes sociais. Assim, é possível divulgar o trabalho, atrair mais clientes etc.

Qual profissional escolher?

Para concluir o conteúdo, é válido falar sobre qual profissional escolher: um barman ou um bartender.

Se você tem um bar ou um restaurante mais clássico, ou sofisticado, o barman é o profissional que tende a fazer mais sentido para as suas necessidades.

Porém, se você precisa de um profissional para uma festa ou evento específico, é mais interessante contratar um bartender.

Qual a diferença entre barman e bartender?

E então, ficou clara a diferença entre barman e bartender? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

Grasieli Gregório Rodrigues de Moura

13 dezembro 2021

Tenho interesse de fazer curso presencial.

Grasieli Gregório

13 dezembro 2021

Sou apaixonada nesta profissão e quero aprender tudo ???❤️

Felipe

27 junho 2021

Não existe diferença entre bartender e Barman. A terminologia bartender não define sexo por isso teve essa alteração. A diferença é entre bartender clássico e freestyle