O mundo anda muito complicado, principalmente depois da eclosão da pandemia do coronavírus e de algumas guerras espalhadas pelo globo. Com isso, veio o aumento do preço da gasolina, do gás de cozinha, dólar, os índices de inflação sofrendo inúmeras altas  e por aí vai. 

Chega a dar um desânimo ao pensar nisso tudo, certo? Mas, estamos aqui justamente para falar que existem algumas saídas bem interessantes para conseguir ganhar uma renda extra.

A situação apertou? Está difícil pagar a faculdade, manter o filho na escola particular, fazer compras habituais do mercado ou pagar as aulas de dança?

Ganhar uma renda extra não serve apenas para resolver pendências, solucionar problemas antes inexistentes. Pode ser uma boa estratégia para quem deseja guardar dinheiro para viajar nas próximas férias, trocar de carro e investir em um curso de línguas, por exemplo.

Seja qual for o motivo, vale a pena saber o que fazer para ganhar um dinheiro extra.

Leia mais: Saiba como arrumar um emprego e ter uma renda extra

O que é renda extra?

Quando falamos em renda extra, entendemos que você já recebe um salário ou o devido pagamento pela função que exerce. Por isso, qualquer valor a mais seria considerado um extra. 

Para ficar mais claro, vamos pegar como exemplo a elaboração de um orçamento de suas finanças. Fazer seu orçamento é colocar no papel, ou numa planilha, uma estimativa do quanto você ganha, gasta e dos investimentos possíveis, considerando um determinado período de tempo. 

A partir desta estimativa, você vai conseguir:

  • planejar melhor seus objetivos
  • controlar suas finanças para evitar dívidas
  • acompanhar e medir os resultados 

Leia mais: Qual a maneira correta de fazer um planejamento financeiro? Entenda!

Mas o que o orçamento tem a ver com renda extra?

A renda extra se refere ao valor a mais, e inesperado, no seu orçamento. Se você ganhar dinheiro a mais por oferecer um serviço, além do que você ganha pelo seu trabalho fixo, você estará recebendo uma fonte de renda extra.

Posso oferecer serviços mesmo trabalhando como CLT?

Uma dúvida bastante comum para quem trabalha dentro do regime de CLT, é saber se pode ou não pode oferecer seu serviço para outra empresa, por exemplo. A resposta para essa pergunta é sim.

Como fazer renda extra trabalhando como CLT

Não há nenhuma lei que proíbe quem trabalha com carteira assinada a prestar serviços como freelancer ou como MEI, ou seja, abrir sua própria empresa enquanto microempreendedor individual, o que possibilita o acesso a CNPJ, além de muitas outras vantagens.

Leia mais: MEI ou Empresário Individual: Qual a diferença?

Aliás, muita gente faz isso para ganhar uma renda extra. Mas isso vai depender de diversos fatores.

Vamos citar apenas alguns:

  • Qual o serviço que você pode prestar?
  • O serviço pode ser feito online ou em qualquer horário do dia?
  • Você consegue se organizar para dar conta do emprego fixo e dos prazos estabelecidos em demandas de outros projetos?

Isso para dizer que o serviço que você vai prestar tem que estar de acordo com sua realidade e com as demandas do mercado de trabalho.

Em função de exigir mais tempo de trabalho, é interessante optar por serviços que possam ser realizados em casa e pela internet, em que você não gasta nem tempo, nem dinheiro para deslocamento, além de estar em um ambiente mais confortável. 

Não é por nada que tantos memes da pandemia retrataram funcionários trabalhando de pijama e pantufas ou sem camisa nas reuniões virtuais de trabalho.

O que fazer para ganhar dinheiro extra?

São inúmeras as possibilidades de ganhar dinheiro trabalhando de casa e usando a internet a seu favor.

Leia mais: Como conseguir uma renda extra?

Mas antes de conhecer algumas dela, entenda o que é preciso fazer para se preparar para esse novo desafio:

Pesquise o mercado

Faça uma pesquisa na internet para saber onde você pode oferecer seu serviço, ter uma ideia dos valores que estão sendo cobrados e dos diferenciais que você pode oferecer para se destacar.

Se você ainda não tem certeza sobre o serviço que pode prestar, ao fazer esta pesquisa você pode conhecer áreas de trabalho que estão em alta e que precisam de gente qualificada. 

Se interessar, vale investir em uma boa qualificação. Há muitos cursos livres gratuitos disponíveis no mercado, tanto na modalidade presencial como na EaD.

Organização financeira

Faça seu orçamento financeiro ou de sua família. Tendo clareza sobre sua vida financeira, é possível traçar metas reais para seu ritmo de trabalho e o valor do seu serviço. 

É de extrema importância cuidar para não extrapolar suas condições físicas e mentais. No início, para testar a nova vida de freelancer, por exemplo, cuide para não se envolver em tantos projetos. Se for aos poucos, você tem chance de conhecer seu ritmo, ainda mais depois de uma jornada diária do seu trabalho fixo. 

Abra sua empresa

Com o passar do tempo, você vai se tornando mais experiente na área. Vai ter uma noção mais real de seus limites e de seus diferenciais. Também vai ter adquirido clientes que vão te indicar para novos clientes e assim por diante.

Se você curtiu fazer freelas como um negócio paralelo para ter uma renda extra, talvez seja interessante investir em uma empresa. Você pode ter sua carteira assinada e ser MEI

Atualmente, abrir uma microempresa individual é um processo fácil e rápido feito totalmente online, conforme sua atividade.

Há muitas vantagens em ter sua própria empresa. Conheça algumas:

  • Com um CNPJ e emitir notas fiscais, o que aumenta a possibilidade de prestar serviços para outras instituições, ou seja, ter mais clientes;
  • Você tem acesso a diversos benefícios previdenciários;
  • Não há nenhum custo para abrir uma MEI, apenas o custo mensal do Simples Nacional, um sistema de tributação simplificada, que hoje gira em torno de R$65,00;
  • Você tem acesso a crédito;

Sem falar que a formalização de uma empresa oferece mais confiança aos clientes em potencial. 

Falando em clientes, já pensou em como  e onde apresentar seu negócio?

Marketing digital

Imaginando que você já tenha começado seu trabalho de freelancer e que as coisas estão fluindo bem nesse começo, hora de fazer sua propaganda. 

Onde você pode mostrar o que faz? O que todo mundo está fazendo, em função de suas inúmeras vantagens é o marketing digital, ou seja, usar canais ou páginas da Internet para apresentar e oferecer seu serviço.

E não basta apenas jogar qualquer informação na rede. Há todo um trabalho envolvido: estratégico e operacional.

Para saber onde agir, você precisa saber onde está seu público-alvo, que tipo de propaganda chama a atenção dele, o que é interessante oferecer para que ele venha conhecer seu trabalho e assim por diante.

E sabia que muita gente está fazendo o trabalho de marketing digital como fonte de renda extra?

Leia mais: Marketing online e offline: Como vender o seu serviço?

O que fazer para ter uma renda extra mesmo trabalhando?

Conheça, a seguir, opções de serviços que você pode prestar pela internet para ganhar aquele dinheiro tão almejado. 

Como fazer renda extra trabalhando como CLT

Dê aulas online ou preste consultoria

Se você for professor de alguma disciplina do ensino médio ou expert em algum assunto na área da finanças, por exemplo, pode achar um bom nicho de trabalho dando aulas online ou prestando consultoria. 

Para aulas online você pode usar o Moodle, plataforma de aprendizagem gratuita disponível na internet. Se não quiser se dar ao trabalho, basta um bom planejamento e o uso de plataformas que oferecem serviços de conferência online, como o Zoom ou o Google Meets. 

O próprio WhatsApp pode servir como um excelente meio de comunicação com seus alunos ou com um aluno só, no caso de uma aula particular. 

Você também pode oferecer seu serviço de aulas aqui mesmo no GetNinjas. Cadastre-se. 

Trabalhe com o marketing digital

O trabalho é de divulgação de produtos ou serviços por plataformas virtuais, como redes sociais e sites. Você pode atuar como redator, gestor de tráfego, copywriter ou designer. 

A divulgação de seu trabalho pode ser feita em grupos do Facebook, por exemplo, no LinkedIn e em plataformas de freelancers, como o GetNinjas.  

Aqui você vai encontrar muita gente procurando o que você tem a oferecer.

Leia mais: MEI: Como entrar no marketing digital?

Crie uma loja Virtual

Com o isolamento forçado pela pandemia, o e-commerce ganhou força total. 

Está com um monte de roupas, sapatos e acessórios que não usa mais? Um brechó online vai servir para ganhar uma renda extra e se desfazer do acúmulo em casa.

Faça um canal no YouTube

O YouTube tem um programa de remuneração do canal conforme o número de cliques. Portanto, se você tiver propriedade para falar sobre determinado assunto, ganhe dinheiro com isso. 

Crie um blog sobre um determinado assunto

A forma de ganhar dinheiro, neste caso, é vender espaço para anúncios no seu blog ou divulgar marcas do mesmo nicho de mercado, por exemplo. Mas para chegar lá, é preciso investir no design, na qualidade dos textos e na atualização constante do seu blog, sem esquecer da divulgação proveniente de um bom marketing digital. 

Declare o Imposto de Renda

Se você é contador ou sabe tudo sobre como fazer a declaração do imposto de renda, ofereça esse serviço para terceiros. Muita gente não gosta de mexer com números. 

Divulgue seu serviço a conhecidos, amigos e familiares e, se quiser, faça uma divulgação mais ampla, via marketing digital.

Revise ou traduza conteúdos

Se você fala outras línguas e/ ou tem um conhecimento impecável do português, vale investir nesse nicho de mercado. Dá para ganhar um bom dinheiro extra revisando textos ou traduzindo conteúdos. Como forma de divulgação deste tipo de serviço, use o GetNinjas

Essas são apenas algumas opções de serviços que você pode oferecer. Como você pode ver, ganhar uma renda extra pela internet tem muitas vantagens, especialmente se você já tem um emprego fixo com CLT.

 

Leia mais: O que é empreendedorismo digital?

Aproveite o embalo e faça seu cadastro aqui no GetNinjas para divulgar seu serviço. 

E caso você esteja em busca de um profissional, conte com a gente!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

Ana

8 janeiro 2024

Excelente