Vivemos em um tempo de muita inovação e quebra de paradigmas. Diferentemente da geração dos nossos pais, nosso caminho profissional e pessoal já não está tão trilhado assim. 

Antes, o caminho era se formar para ter garantia de um emprego bom. Depois, casar e ter filhos. A maioria permanecia na mesma empresa até a aposentadoria. De certa forma, esse caminho propiciava uma segurança de vida não só para o trabalhador, mas também para o sustento de sua família. O espaço público, do trabalho, ainda era mais ocupado pelos homens, apesar de tantas conquistas pelas mulheres. 

Hoje em dia, há vários caminhos possíveis. Nem todo mundo se sente obrigado a fazer um curso superior. Muitos vão para o curso técnico, aprender a mexer com eletrônica ou desenvolver games. Vai depender do que a pessoa quer fazer da vida. 

Nem todos querem casar e ter filhos, coisa quase que impensável para as mulheres. Tem gente que quer morar fora do país, gente que quer abrir o próprio negócio, gente que quer ser solteiro a vida inteira, gente que quer adotar, gente que vive feliz com seus pets e por aí vai. 

Ainda tem muita gente que preza pela segurança que um emprego formal oferece e segue aquele caminho mais conhecido para se lançar no mercado, ter um salário fixo para garantir o pagamento das contas.

Também existem aqueles que trabalham para garantir um salário fixo, mas aproveitam seu potencial para ganhar um dinheiro extra. Sim, dá para ganhar uma renda extra fazendo o que você gosta de fazer. Agora, se você trabalha mais pelo salário do que por gostar realmente do que faz, a renda extra pode te levar a fazer o que você gosta e ser pago por isso. 

Quer saber como conseguir um dinheiro extra para pagar as contas básicas e fazer investimentos mais caros? Então, vem!

Afinal, o que é renda extra?

Renda extra é ganhar dinheiro fazendo outro trabalho para complementar sua renda principal. É o caso do professor de matemática que resolve dar aulas particulares ou do advogado que presta consultorias, além de trabalhar em uma firma de advocacia. 

Mas, a coisa não é tão fácil assim. A oferta de qualquer serviço demanda tempo, conhecimento, habilidades, dentre outras coisas. É preciso ter um planejamento para que o plano dê certo. As aulas particulares, por exemplo, serão feitas online? Qual o material e método que serão usados? Quanto tempo o professor precisa para planejar o conteúdo de cada aula? É preciso organizar tudo direitinho para que a renda extra não se transforme em mais uma despesa. 

Muita gente recorre à renda extra porque a renda principal não está mais dando conta de arcar com os custos mensais, para quitar dívidas ou resolver situações inesperadas. Dependendo da situação em que a pessoa se encontra e do grau de desespero envolvido, fica mais fácil cair em pegadinhas de dinheiro fácil. 

Já ouviu falar no esquema da pirâmide financeira? Muita gente já caiu nesse golpe. O esquema funciona com a promessa de grandes rendimentos. A pessoa contribui com um valor e precisa chamar mais duas pessoas para contribuírem e assim por diante. No fim, não há retorno nenhum. 

Por isso, é preciso ficar atento. Dinheiro não nasce em árvores e ninguém te dá dinheiro por ser uma alma caridosa. 

Sabendo disso, veja nossas dicas do que fazer para ganhar dinheiro extra. 

O que fazer para ter uma renda extra

Como conseguir uma renda extra

O que você vai fazer para conseguir ganhar mais dinheiro vai depender, obviamente, da sua área de estudo, de trabalho ou do que você sabe fazer. 

Veja as dicas de excelentes negócios.

Venda de alimentos 

Muita gente pensa em vender alguma coisa comestível. Afinal, todo mundo precisa comer e, para além, satisfazer aquele desejo por um bolo de chocolate. Sim, há espaço no mercado para a venda de bolos, docinhos e marmitas.

Hoje em dia, tem até serviços de entrega, como o iFood, coisa que nem se imaginava. 

Mas cozinhar não é tarefa fácil. Além da enorme concorrência, você precisa:

  • Comprar ingredientes e demais materiais para a produção
  • Ter espaço para cozinhar, embalar e vender os alimentos
  • Entender de finanças para saber precificar seu produto com base nos gastos com a produção 

E assim por diante.

Vale começar com um produto fácil e entre um grupo de amigos ou familiares, para fazer um teste.  

Crie um e-commerce

Na Internet, existem vários marketplaces ou plataformas digitais com modelos já prontos para você usar, se quiser abrir uma loja virtual. O setor do e-commerce já estava em alta e, com a pandemia, explodiu. 

Vale pensar no que você quer vender e lembrar que estamos falando de uma renda extra e não de um trabalho integral. Qualquer atividade que realizamos toma nosso tempo. Por isso, é importante colocar essas questões na balança. 

Uma ideia é comercializar as roupas que você não usa mais. Além de fazer uma boa limpeza no guarda-roupa, é uma boa chance de rever tudo o que você tem em casa e selecionar o que, de fato, você ainda usa. 

Ofereça seus serviços

Mais uma vantagem que a Internet trouxe para as nossas vidas é a chance de uma maior divulgação e realização do trabalho como freelancer, ou seja, autônomo, por conta própria. 

Já pensou nisso? Saiba mais sobre os direitos do trabalhador autônomo

Afinal, estamos conectados em uma rede e existem vários sites e aplicativos onde você pode oferecer seus serviços. 

O GetNinjas é um deles. E a nossa plataforma tem esse objetivo: conectar profissionais com quem está em busca de serviços. Aliás, somos a maior plataforma de contratação de serviços no Brasil. Já sabe o que quer fazer e está preparado para se colocar no mercado? Então, faça seu cadastro.

Dependendo da atividade realizada, você pode se tornar um MEI, o que favorece a inserção no mercado, especialmente na prestação de serviços para outras empresas. Muitas só contratam serviços via CNPJ, por exemplo. 

Leia também: Vale a pena ser MEI fazendo prestação de serviços? 

Conheça, a seguir, alguns serviços que você pode oferecer como freelancer em plataformas como o GetNinjas:

Aulas

Já falamos sobre dar aulas particulares de matemática. Este é apenas um exemplo do conteúdo que pode ser ensinado pelas salas de aulas virtuais. Há uma infinidade de possibilidades:

  • Dar aulas de disciplinas do ensino médio
  • Preparar alunos para o vestibular ou Enem
  • Dar aulas de dança
  • Dar aulas de costura
  • Dar aulas de artes
  • Dar aulas de música

Tem de tudo para todo o tipo de público!

E você sabia que existem ambientes de aprendizagem gratuitos, como o Moodle? Aliás, este é comumente usado em cursos de EaD em diversas instituições de ensino superior, aqui do Brasil e no mundo afora.

Neste sentido, não há investimento financeiro propriamente dito, a não ser o tempo que será gasto para planejar as aulas e fazer um bom marketing do seu negócio, para buscar pessoas interessadas e manter um bom número de alunos.

A grande vantagem é ganhar dinheiro extra fazendo o que você sabe e gosta de fazer. Mas atenção, saber fazer não significa, necessariamente, saber ensinar ou ser um bom professor, especialmente por estarmos falando da sala de aula virtual, que requer, no mínimo, uma metodologia diferenciada. 

Também é importante prestar atenção às maiores dificuldades do início desta empreitada: conseguir alunos e organizar seu tempo, entre trabalho fixo e trabalho extra.

Design gráfico

O marketing virtual veio para ficar. Hoje em dia é praticamente impossível ter sucesso em qualquer negócio se ele não estiver na rede. Muitos designeres gráficos ou pessoas que gostam de trabalhar com identidade visual têm se dado bem oferecendo seus serviços como freelancers.

Nesta área, você trabalha com a criação da identidade de um produto/serviço. Pode incluir aí a criação de websites, assim como o visual de uma sala de aula virtual. Muitas vezes, esse trabalho é feito em parceria com um programador, abrangendo ainda mais possibilidades de entrega.

Consultoria

Seguindo uma linha parecida à do trabalho de ensinar, a consultoria está muito em voga. Uma vantagem é ganhar uma renda extra com um trabalho no qual você é especialista. Isso porque o consultor não pretende dar conta de toda uma área de formação, mas de uma especificidade. A outra, é poder ter clientes em qualquer lugar do mundo, porque, no geral, o trabalho é feito totalmente online.

Você certamente já ouviu falar em coaching. Mas já parou para pensar no que esse profissional faz? Entenda o que é coaching.

Produção, revisão e tradução de textos

Você sempre foi bem em português, adora ler e escrever? Muita gente está investindo na área de produção de conteúdo, revisão e tradução de textos. E alguns poucos estão ganhando muito dinheiro com isso. Leia-se: os blogueiros. Tá certo que muito conteúdo já passou para o formato vídeo, mas, mesmo assim, o vídeo é feito com base em um roteiro. 

Como estamos em um mundo globalizado, muito conteúdo está sendo traduzido. E tem trabalho de tradução em praticamente todas as línguas. Mas, vale lembrar que é por isso mesmo que tem muito tradutor disponível no mercado. Gente com as mais variadas formações. Portanto, se você estiver a fim de encarar o desafio, confira quais são suas habilidades e vá atrás do que está faltando. 

Os textos, em sua maioria, também para manter a boa imagem de quem está publicando, são revisados. Se você é fã da gramática, das regras ortográficas e está por dentro das atualizações, esse pode ser um bom negócio. 

Interessado em realizar algum desses serviços online? Dê uma olhada em como calcular o valor do seu serviço. Você vai tirar proveito de muita coisa, mesmo se tratando de uma renda extra. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *