Você é comerciante ou dono do próprio negócio? Então, provavelmente, já sabe que dificilmente um negócio sobrevive no mercado atual sem estar na rede. Isso quer dizer que não há mais espaço para as lojas físicas? Não, mas é preciso que informações sobre essa loja constem em páginas da Internet, como sites, blogs e redes sociais. 

Quando você quer comer alguma coisa, mas não quer sair de casa, faz o quê? 

Faz uma pesquisa na Internet em busca de opções e pede delivery. Simples assim. Você pode usar aplicativos instalados no seu smartphone para conferir promoções ou dar uma olhada nas pizzarias da redondeza. 

E muita gente usa a Internet para ir às compras. Talvez tenhamos ficado mal-acostumados, mas tudo ficou mais fácil! 

Vamos pensar no Google, que é um mecanismo de buscas de sites que estão na Internet e, ao digitar uma palavra em seu sistema de busca, você encontra diversas opções. Na verdade, encontra de tudo. E muita gente usa esse tipo de mecanismo para procurar o que quer comprar. É muita gente!

Para que seu negócio seja visto, numa escala muito maior, você não pode ficar de fora da rede. E se você for investir em páginas da internet, como redes sociais, para fazer o marketing digital do seu negócio, por que não aproveitar e criar um site para comercializar seu produto ou serviço?

Afinal, se um potencial cliente te encontrou, é porque está interessado no que você vende. Não perca a chance de facilitar a compra. 

O que é um site de vendas?

Já ouviu falar em e-commerce? Pois um site de vendas é uma página da Internet em que é possível efetuar o comércio, ou seja, realizar a atividade de compra e venda. É o tal do comércio eletrônico.

Para criar uma loja virtual, por exemplo, é preciso criar, em primeiro lugar, um endereço virtual ou um domínio com o nome da sua loja ou marca. Faça o teste: pesquise no Google uma loja de roupas que você gosta e clique no link que leva à página. Dê uma olhada na barra de ferramentas. Lá você vai ver que existe o endereço específico daquela loja, que não é igual ao de nenhuma outra. 

Se você estiver começando o seu negócio, há inúmeras vantagens em abrir um site de vendas:

  • O e-commerce brasileiro cresce a cada ano. Em 2021, o faturamento das lojas virtuais aumentou 77%
  • Criar uma loja virtual é fácil
  • Diferente da loja física, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode comprar de sua loja, ou seja, alcança muito mais gente
  • Baixo custo para começar, pois não há necessidade de todo o investimento no espaço físico

Então vamos dar uma olhada em quanto custa para fazer um site de vendas online.

Quanto custa para fazer um site de vendas?

Abrir um site de vendas ou uma loja virtual é certamente mais barato do que abrir uma loja física, em que é necessário investir no aluguel ou na compra de uma sala comercial, decorar o ambiente, contratar funcionários para diversas funções, como atendimento, gestão e limpeza do local, dentre outras coisas.

Existem alguns fatores que influenciam diretamente nos custos para fazer um site de vendas, como:

  • Tipo de site de venda
  • Tamanho do projeto
  • Porte da empresa
  • Marketing

O e-commerce abrange lojas virtuais, marketplaces e multi lojas, e cada tipo de site de venda tem suas especificidades. 

Abrir uma loja virtual significa abrir uma empresa. O porte da empresa vai depender do que você quer vender e de onde pretende chegar, ou seja, do tamanho do seu projeto. 

Leia também: Saiba quais os tipos de empresa que existem no Brasil

Porte da empresa

Saiba quanto custa abrir um site de vendas de acordo com os 4 portes de empresa mais comuns.

  1. MEI

A micro empresa individual (MEI) é a empresa mais fácil de abrir e manter. Aliás, é o único tipo de empresa que não precisa de um contador, justamente por essa facilidade. Em contraposição, ela só permite a contratação de 1 funcionário e o faturamento anual de até R$ 81 mil.

O investimento inicial para abrir um site de vendas como MEI ficaria entre R$ 1 mil a R$ 5 mil. 

Com esse dinheiro você pode:

  • Pagar uma plataforma de e-commerce, caso seja paga
  • Investir em produtos
  • Desenvolver a loja online
  • Pagar o funcionário, se houver

Se o seu projeto for mais grandioso, vale a pena investir em outro porte. 

  1. ME

A micro empresa permite o faturamento anual de até R$ 360 mil e a contratação de até 19 funcionários. 

Com um investimento inicial de R$ 5 mil a R$ 50 mil, você pode:

  • Pagar uma plataforma de e-commerce com planos mais avançados
  • Desenvolver seu site de vendas
  • Alugar aplicativos para potencializar a operação
  • Contratar profissionais especializados, incluindo contadores

Com a micro empresa, é possível faturar mais, mas os custos tributários também são maiores. E assim segue com os demais portes. 

  1. EPP

Uma empresa de pequeno porte (EPP) é para projetos maiores. O faturamento anual pode chegar a R$ 4,8 milhões e ter até 99 funcionários. 

O investimento para abrir um e-commerce deste tipo vai de R$ 50 mil a R$ 500 mil, porque é necessária uma plataforma de e-commerce muito mais robusta, com escalabilidade eficiente para que o site de vendas cresça sem perder qualidade.

Isso é essencial para manter a fidelização dos clientes. 

Afinal, o bom funcionamento do site é um dos principais fatores para garantir a satisfação dos clientes. 

Para além do investimento na plataforma, há os demais investimentos mencionados.

Saiba mais: Como fidelizar clientes em uma loja virtual

  1. Empresa de grande porte

Por ser tão grande, não há sigla para ela. Neste tipo de empresa, não há limite de faturamento anual, sendo acima de R$ 4,8 milhões. É feita por mais de 100 funcionários. 

Investir em uma empresa desse tipo custa muito caro. Por baixo, uns R$ 5 milhões.

As vantagens em abrir um negócio com esse porte são:

  • Capacidade de trabalhar com vários tipos de site de vendas, simultaneamente
  • Facilidade em unificar canais de vendas online com offline

Por ser um valor muito alto, o que geralmente acontece é o investimento de grandes empresas ou grupos em lojas virtuais ou marketplaces existentes, pois o lucro já está, de certa forma, garantido.

Saiba qual a diferença entre o marketing offline e online na venda do seu serviço

Marketing

E, por fim, você vai precisar investir em marketing por dois grandes motivos:

  1. Atrair visitantes para a sua loja
  2. Fazer com que esses visitantes comprem seus produtos ou serviços 

Afinal, existe uma infinidade de lojas virtuais no mundo. Os profissionais de marketing são fundamentais para ajudar a atrair potenciais clientes e aumentar a taxa de conversão de vendas. 

As quantias exemplificadas não incluem o investimento em marketing. Vale separar mais um dinheiro para essa finalidade. 

Saiba mais: Por que investir no marketing para o seu negócio

3 passos para ter um site de vendas de sucesso

Confira os 3 passos fundamentais para a criação de um site de vendas.

Estabeleça o seu objetivo

Para poder criar um site de vendas, é preciso ter algum negócio em mente ou em andamento. Por isso, esse é o primeiro passo: ter clareza sobre o que vai vender e o tipo de site mais apropriado para o seu produto ou serviço.

Entre as principais dicas estão:

  • Escolha o que você gosta e do que você entende
  • Procure um nicho de mercado específico
  • Saiba para quem você quer vender, assim suas estratégias de marketing e comunicação estarão bem alinhadas

Defina a plataforma e registre domínio

Quer ter uma loja em um espaço próprio ou compartilhar um site de vendas? Definir o tipo de site de venda é essencial para o investimento na plataforma adequada. 

Uma loja virtual é um site de vendas criado e mantido pelo dono do negócio. 

Você precisa investir em uma plataforma de e-commerce que tenha a ver com o seu negócio. Mas como escolher a melhor plataforma?

  • Pesquise as que estão disponíveis no mercado 
  • Converse com usuários 
  • Avalie os prós e contras

Outra opção seria criar uma plataforma do zero. Mas para isso, você precisaria contratar um desenvolvedor de sites de venda. Dois problemas a serem considerados:

  • Se houver necessidades de ajustes, você vai depender desse profissional
  • A criação e manutenção vão custar mais 

Também é necessário criar e registrar um domínio para sua loja virtual, ou seja, o endereço para te localizar na rede.

Entre as dicas estão:

  • Escolha um nome simples e fácil de ser lembrado
  • Confira se o domínio está disponível ou se já foi usado por outro empreendedor

Um marketplace é o equivalente a um shopping center virtual. A maior vantagem em investir nesse tipo de site de vendas é a grande quantidade de visitantes.

Porém, entre as desvantagens estão:

  • A padronização visual em um primeiro momento, sendo difícil diferenciar as lojas 
  • Cobrança de taxas sobre o que é vendido

Dependendo da sua estratégia, você também pode combinar esses dois canais de venda. 

Invista em conteúdo de qualidade

Agora é montar o seu site de vendas com conteúdo de qualidade. Com conteúdo, queremos dizer:

  • Imagens e descrições condizentes e claros
  • Layout responsivo e bem explicado, para que o consumidor passe pelas etapas de venda com facilidade, intuitivamente
  • Elaboração de textos objetivos e que apresentam soluções
  • Apresentação da barra de busca por produtos ou serviços
  • Informações claras, precisas e atualizadas sobre forma de pagamento, valor do frete e prazo de entrega

O site de vendas é uma loja que o cliente acessa pelo computador ou smartphone. Por não ter o contato físico, é ainda mais importante que a informação seja clara. 

Também é essencial manter canais abertos de comunicação para sanar eventuais dúvidas, assim como um espaço para que os clientes avaliem a loja.

Leia também: Como ter sucesso com venda remota.

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