Como fazer orçamento focado no seu trabalho? Aprenda!

6 minutos para ler

No decorrer da negociação de um serviço, o cliente pode solicitar o envio de um orçamento. Dependendo de como você monta o seu, é possível garantir a boa execução do trabalho e ainda fidelizar o cliente.

Acontece que nem todo profissional sabe como fazer orçamento bem-estruturado para prestação de serviços, e é por isso que preparamos este artigo. Nele, você vai entender como se faz para montar o orçamento ideal. Por isso, continue a leitura!

Afinal, o que é um orçamento?

É um documento em que o contratante e o contratado fazem um acordo com relação à precificação de um serviço. Inclusive, se você quiser agilizar a negociação, faça um modelo de orçamento para usar sempre que for preciso. Ele deverá conter todos os detalhes dos valores, o que evita o surgimento de dúvidas com relação ao que está incluso no preço.

Dessa forma, você evita realizar trabalhos que não foram combinados. Ao mesmo tempo, o cliente consegue ver se todos os detalhes combinados foram entregues.

O processo de vendas de serviços é composto por 4 etapas:

  1. o cliente percebe a necessidade de contratar um serviço e pede um orçamento a profissionais que estejam capacitados para realizá-lo;
  2. os profissionais enviam um orçamento com todos os valores especificados;
  3. começa a etapa de negociação, quando o cliente busca um possível desconto e explica quais são suas necessidades específicas para o serviço. Nessa hora, fica a critério do prestador avaliar se é possível ou não executá-las;
  4. ambos chegam a um acordo. Se o profissional tive um documento pré-estruturado, que apresente os custos de forma clara, isso ajudará o cliente a entender que o valor cobrado é justo.

Quando pensamos nessas etapas de vendas de serviços, vemos que ter um orçamento pronto é uma habilidade profissional. Afinal, isso passa aos clientes uma boa impressão de organização e profissionalismo. É uma postura que agiliza as negociações, colabora para a execução do serviço e ajuda na fidelização dos clientes. 

O melhor de tudo é que, para desenvolver um orçamento bem-estruturado, não é preciso muita coisa. Veja a seguir o passo a passo que preparamos para você criar um orçamento que esteja de acordo com as suas necessidades e também com as do seu cliente.

Quais são as principais etapas na criação de um orçamento?

Um orçamento deve ser elaborado para cada cliente. Mas para que a negociação tenha agilidade, é bom ter modelos prontos para preenchimento. Saiba agora quais informações devem ser incluídas nesses modelos.

Dados da empresa

O documento precisa conter todas os dados que sejam relevantes tanto para você quanto para o cliente. O motivo de adicionar as informações profissionais é fazer com que a pessoa se sinta mais confortável e segura em fechar o serviço. Afinal, ela verá que a negociação está sendo transparente.

Algumas das informações que podem ser incluídas são o nome, o e-mail e o telefone do profissional, bem como os serviços que ele oferece.

Além disso, é importante deixar um campo para os dados do cliente, de forma que fique claro que o orçamento foi personalizado para ele. Isso também ajuda na organização de documentos, pois permite encontrar um cliente entre os outros. Esses dados podem ser nome, telefone e CEP, por exemplo. 

É importante que todas essas informações estejam no começo do orçamento, pois serão as que o cliente vai visualizar primeiro. 

Cotação de preço dos custos diretos e indiretos

Nesta parte, todas os detalhes do serviço devem ser descritos. É o principal campo do orçamento, já que é a partir dele que o cliente se vai se planejar financeiramente e comparar você com os concorrentes.

É muito importante que certos detalhes sejam descritos separadamente, cada um com as quantidades e os valores unitários e finais. Como custos diretos, considere os seguintes itens:

  • os produtos que serão usados;
  • as peças que precisarão ser compradas;
  • a mão de obra;
  • os gastos com deslocamento, se você for cobrar por eles.

Como custos indiretos, pode haver taxas e impostos envolvidos no serviço. Além disso, o tempo que o projeto vai durar e o seu tamanho afetam o valor da mão de obra. Por conta desses custos, calcule uma porcentagem a mais para conseguir cobrir os excedentes, caso ocorram.

Detalhamento da falha

Quando seu serviço envolve a manutenção de equipamentos, é interessante separar um campo para detalhar o fator que gerou o problema. Isso é importante tanto para controle interno quanto para o cliente, pois ele vai se sentir mais satisfeito se souber o motivo exato da falha e como ela será resolvida.

Procure descrever a falha apresentada, o tipo de aparelho, a marca e se há algum número de identificação. Inclua informações detalhadas para que o cliente consiga entender o problema e evitar que ele aconteça novamente. 

Apresentação do orçamento

Uma vez esteja pronto seu modelo de orçamento, você precisará preenchê-lo toda vez que receber uma nova solicitação. Para simplificar o preenchimento a cada novo cliente, vale a pena usar planilhas ou apresentações.

Para criar planilhas, o Excel cumpre bem o seu papel. Ela ajuda na realização de cálculos, na organização de informações e na criação de gráficos e tabelas, entre outros elementos que colaboram para que as informações sejam bem claras e específicas.

Uma opção é fazer uma apresentação com o PowerPoint. Nessa ferramenta, é possível incluir fotos, desenhos, textos e até vídeos para mostrar seu serviço e os principais pontos do orçamento de forma mais personalizada e de acordo com suas preferências.

Um bom alinhamento entre o profissional e o cliente depende de planejamento, o que é essencial para evitar estourar o valor combinado. Aprender a fazer um orçamento para seus serviços vai agilizar a comunicação e a negociação, de forma que não fiquem dúvidas do lado do cliente. Mostre a sua dedicação e o seu lado profissional, tendo em mãos um orçamento bem detalhado.

Agora que você sabe como fazer um orçamento, cadastre-se no GetNinjas e encontre mais pessoas interessadas nos seus serviços. Assim você continua fidelizando os seus clientes enquanto se conecta com novos contatos diretamente do seu celular!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Como fazer orçamento focado no seu trabalho? Aprenda!

  1. Bom dia GetNinjas, tudo bem com todos? Eu tenho muitas dúvidas, li o artigo, que é muito esclarecedor. Meu nome é Joel Sales, quero me cadastrar como auxiliar de escritório, para as seguintes funções:
    Limpeza, entrega de documentos e serviços bancários.
    O meu aparelho é antigo, e eu não tenho como instalar o aplicativo nele.
    Vocês tem como me ajudar?
    Em relação ao artigo. Existe este contrato de prestação de serviços pronto?
    No aguardo.

    1. Olá Joel! Tudo bem?

      O atendimento de profissionais e clientes é feito exclusivamente através do suporte. Você pode usar os seguintes canais para o atendimento:

      Nesse link: https://www.getninjas.com.br/ajuda, basta identificar sua dúvida ou clicar em CHAT online. Assim, um de nossos consultores conseguirá te ajudar simultaneamente.

      Temos nosso email de contato: contato@getninjas.com.br.

      E por fim, você pode nos chamar através das redes socias oficiais: @getninjas.

      Te aguardamos! 😉

      Abraço.
      Equipe Ninja!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.