A emissão de notas fiscais é uma das principais obrigações para todo empreendedor, independentemente de ser dono de uma grande empresa ou ter um pequeno negócio. Porém, não é incomum ficar perdido em meio ao mar de leis tributárias e fiscais espalhadas pelo Brasil. O ideal é começar pelas mais importantes, como é o caso da nota fiscal de mão de obra e material.

Para te ajudar a fazer sua emissão corretamente e conseguir melhorar o desempenho na sua empresa, respondemos 4 das principais dúvidas sobre nota fiscal de mão de obra e material. Acompanhe.

1. O que é a nota fiscal e para que ela serve?

De forma geral, notas fiscais são usadas como comprovação de um serviço ou venda de produto. Sua função é atuar como um documento que valida a transação e que pode ser usado como prova em futuras declarações ou disputas.

A emissão de notas fiscais é obrigatória para a maioria dos negócios formais, seja em formato físico ou digital. A nota de mão de obra e material serve para comprovar o valor do trabalho realizado e de todos os recursos usados no serviço.

2. Quando devo emitir nota fiscal?

No geral, a emissão de notas fiscais é uma obrigação para qualquer negócio. No Brasil, ela não é uma obrigatoriedade nacional. Isso significa que cada prefeitura tem autonomia para decidir se essa será uma exigência ou uma opção.

Ao prestar qualquer serviço ou adquirir qualquer material que seria usado na reforma ou obra, você ainda terá a opção de enviar a nota ao seu cliente. E, caso haja algum erro de conteúdo, o cliente pode solicitar uma nova nota fiscal com os dados corretos.

3. O que é preciso para emiti-la?

Para emitir esse tipo de nota fiscal, você precisa de uma comunicação direta com a prefeitura da sua cidade. Isso significa que não há um modelo único para todos os trabalhadores. Basta que o documento contenha as informações certas.

Para a emissão de nota fiscal física, você precisa, primeiro, ter o seu cadastro na prefeitura como Microempreendedor Individual (MEI) ou como Pessoa Jurídica. Depois, pode optar por registrar a nota fiscal emitida fisicamente ou adquirir uma assinatura digital para emitir Nota Fiscal Eletrônica.

Leia mais: Como emitir nota fiscal eletrônica?

4. Como apresentar a nota fiscal de material?

Com o seu cadastro preenchido, você deverá usar seu CPF e senha desbloqueada para acessar o site da prefeitura. Nesse ambiente digital, poderá emitir e enviar notas fiscais. Preencha os campos citados e detalhe os dados necessários.

É importante discriminar todos os custos na nota, explicando o que exatamente é parte do serviço, o que é parte do material e qual foi o valor pago em cada produto.

Leia mais: Recibo e Nota fiscal: Qual a diferença entre eles?

Agora que você já viu as principais dúvidas e respostas sobre nota fiscal de mão de obra e material, pode fazer suas emissões com facilidade e acelerar seu serviço. Lembre-se de que, à medida que seu negócio cresce, esses documentos se tornam mais importantes para a sua saúde fiscal.

Ainda não entende bem sobre o trabalho autônomo e toda essa burocracia financeira? Contrate um contador no GetNinjas!

E se você já trabalha de forma autônoma com algum dos serviços ofertados pela plataforma, cadastre-se e aumente sua cartela de clientes!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *