O mercado destinado aos animais de estimação cresceu tanto nos últimos tempos, e continua em crescimento, que ficamos confusos com a especificidade dos profissionais que atuam nesse campo. Afinal, você saberia dizer, rapidamente, a diferença entre passeador, adestrador de cães e pet sitter?

Hoje em dia, há um cuidado tão grande com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação e muitos deles frequentam creches, hotéis, usam roupas de marca, viajam de avião, além das consultas regulares com veterinários e psicólogos, em alguns casos. 

Se você é apaixonado pelos bichinhos e não se incomodaria nem um pouco de ganhar a vida trabalhando com eles, saiba o que precisa para se tornar um passeador, adestrador de cães ou até mesmo um pet sitter.

O que faz um passeador?

Você já deve ter assistido algum filme americano em que aparece um jovem ou uma jovem passeiam com mais de um cachorro pelo parque. Este é o trabalho do dogwalker ou do passeador de cães. Ele é responsável por levar o bichinho de estimação para passear, pegar um sol, fazer as necessidades e ter uma vida mais saudável, garantindo segurança e qualidade ao cachorrinho. 

Onde pode atuar?

Os passeadores de cães são prestadores de um tipo de serviço que é levar os cães de outras pessoas para passear por um determinado período e conforme instruções dos clientes. 

Neste sentido, podem atuar como MEI na categoria de profissionais independentes ou autônomos, ou trabalhar para empresas especializadas.

Quais cursos precisa?

Para ser um passeador de cães profissional, é importante fazer um curso de formação de dogwalker para aprender os conceitos teóricos e práticos para realizar o passeio do cachorro com segurança, em qualquer tipo de ambiente. 

Outro curso interessante é o que explica sobre o comportamento dos bichinhos conforme sua raça, o que ajuda a entender porque alguns são mais lentos, enquanto outros são super agitados. Isso vai ajudar na maneira de realizar o passeio e a determinar o local mais apropriado.

Na Internet, é possível encontrar aplicativos com cursos de treinamentos curtos para quem estiver iniciando e quiser saber um pouco mais sobre a profissão do passeador antes de fazer maiores investimentos.

Também é importante ter um kit de primeiros socorros e, é claro, saber usá-lo.

Além disso, é preciso ter um bom condicionamento físico para as caminhadas diárias. 

Como diferencial, é válido ser comunicativo e pontual. Mesmo não sendo necessária nenhuma formação, quanto mais farto o currículo, mais chances de se destacar no mercado.

O que faz um adestrador de cães?

Qual a diferença entre passeador, adestrador de cães e pet sitter? 

O adestrador de cães exerce um trabalho bem mais complexo, pois lida diretamente com o comportamento do bichinho de estimação. É um profissional contratado para ensinar os cães a agirem de determinada maneira ou mudar comportamentos indesejados.

Neste sentido, não basta apenas ter conhecimento e capacitação para exercer o bom trabalho de forma individual. É preciso saber trabalhar em parceria com a família do bichinho para garantir o prosseguimento do que foi ensinado e estabelecido como boa prática. 

Ao estabelecer um plano de trabalho após entender o que está acontecendo com o cão ou o que o cliente deseja, o adestrador inclui visitas de acompanhamento para verificar a efetividade e continuidade do trabalho. 

Onde pode atuar?

O campo de atuação de adestramento de cães é bastante extenso.

Os adestradores podem trabalhar em instituições de cuidados com os cães, como hotéis e creches. Também pode fazer trabalho a domicílio, enquanto profissional autônomo. 

Interessado em saber mais sobre locais de hospedagem para os bichinhos de estimação? Então, conheça 5 locais para oferecer hospedagem para pet.

Além de diferentes locais de atuação, os adestradores podem trabalhar com diferentes categorias de cães, como:

  • cães-guia e de assistência
  • cães farejadores
  • cães de guarda
  • cães de resgate

Mas o adestrador precisa ter conhecimento e capacidade para trabalhar com cada uma dessas especificidades.

Quais cursos precisa?

Não existe uma exigência de formação para o adestrador de cães, mas é importante a realização de cursos de adestramento de cães para quem pretende atuar na área. Existem inúmeros cursos disponíveis, online e presenciais, com diferentes cargas horárias e especificidades. 

Para o profissional autônomo, não é necessário ter nenhum tipo de certificação para ser contratado, mas se o adestrador for trabalhar em instituições destinadas ao cuidado dos bichinhos, é fundamental apresentar certificações demonstrando a capacitação relativa ao conhecimento técnico e científico e também ao excelente atendimento e comunicação interpessoal. 

Vale optar por cursos em que o professor apresenta uma boa didática, além de ter conhecimento científico e prático, e que tenham uma carga horária compatível com o tempo necessário para aprender a adestrar e se sentir seguro no mercado de trabalho, o que leva em torno de um ano.

Leia também: Adestrador de cães: 5 dicas para conseguir clientes

O que faz um pet sitter?

Se você conhece o termo babysitter, fica mais fácil entender o significado de pet sitter. Babysitter é a profissão de babá, de cuidar de bebês e crianças na ausência dos pais ou familiares. 

Com o crescimento do número de pets nos domicílios, surgiu a demanda de cuidadores dos bichinhos de estimação na ausência dos responsáveis. Neste sentido, o pet sitter tem a imensa responsabilidade de cuidar desses “membros” da família.

Saiba o que o pet sitter faz, ou pode fazer, enquanto toma conta do pet:

  • brinca e faz carinho
  • alimenta
  • troca a água
  • faz a higienização dos potinhos de ração e da água
  • troca caixa de areia, tapetes higiênicos e demais locais onde os pets fazem suas necessidades
  • aplica medicação
  • troca fralda e curativos
  • dá banho
  • escova
  • tosa

Os serviços de banho e tosa a domicílio, por exemplo, são mais especializados e, neste sentido, mais valorizados pelos clientes. Também funcionam como um bom diferencial ao pet sitter em relação aos concorrentes. 

Onde pode atuar?

Os pet sitter, ou babás de cachorros, cuidam dos animais de estimação no local onde eles vivem, ou seja, realizam o serviço no domicílio do cliente e na sua ausência. 

Em algumas situações, o bichinho de estimação pode ser hospedado na casa do cuidador, desde que ele não sinta o ambiente como hostil. A familiaridade com o ambiente é uma das grandes vantagens de cuidar do bichinho em sua própria casa. 

É importante frisar o termo animais. Apesar de estar associado a cachorros, pet significa animal de estimação, por isso o pet sitter pode cuidar de gatos, passarinhos, porquinhos da índia e qualquer outro animal vivendo em domicílio com um ser humano. 

Quais cursos precisa?

Assim como nas demais profissões citadas, o pet sitter não precisa ter uma formação específica para atuar legalmente no mercado de trabalho, mas é importante que ele tenha competência e habilidade para cuidar dos pets na ausência do responsável.

Existem vários cursos disponíveis na Internet para desenvolver as habilidades necessárias e entender sobre como cuidar dos animais da melhor maneira possível. 

Investir em cursos especializados na área para ter uma formação cada vez mais completa não só vai dar segurança ao pet sitter na sua prática, mas vai abrir uma vantagem competitiva interessante.

Apresentar certificados e demonstrar habilidades vão transmitir confiança aos clientes interessados pelo serviço.

Se o trabalho for bem executado, com amor e carinho, esses clientes vão fazer questão de indicar o profissional a conhecidos, amigos e familiares, o que vai aumentar a rede de clientela. Todo mundo sai ganhando.

Saiba mais: Guia do Profissional: Pet Sitter

Quais as principais diferenças entre eles?

Qual a diferença entre passeador, adestrador de cães e pet sitter? 

A principal diferença entre esses 3 profissionais é a atividade que cada um exerce:

  • o passeador é responsável por levar os cães a passear com segurança
  • o adestrador é responsável pelas mudanças comportamentais dos bichinhos
  • o pet sitter é responsável pelo cuidado do pet na ausência dos cuidadores

Agora veja o que eles têm em comum.

Quais pontos eles têm em comum?

Esses profissionais podem atuar como autônomos e abrir sua própria empresa, o que garante direitos trabalhistas e benefícios importantes, além de maiores chances de ser contratado por empresas que só trabalham com quem tem CNPJ para a emissão de nota fiscal. 

Da mesma forma, se a intenção é ter segurança e garantir o salário fixo no final do mês, há vagas em empresas para essas 3 profissões. 

Em termos gerais, o passeador, adestrador e o pet sitter devem:

  • amar os animais
  • ter empatia
  • ser cuidadosos com a qualidade do serviço
  • exercer uma boa comunicação com os clientes e saber trabalhar em parceria

Se você exerce algum desses serviços e está em busca de clientes, anuncie seu serviço aqui no GetNinjas, que providenciamos os clientes para você. 
Agora, se você estiver em busca de um adestrador de cães, passeador ou de outros serviços para seu pet, no GetNinjas você encontra os melhores profissionais da área.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *