Você é um profissional autônomo? Trabalha por conta própria, em um consultório de Psicologia, por exemplo, traduzindo do Português para o Alemão ou dando aulas de Matemática em um curso na modalidade EaD?

Pois se você se encaixa nesse perfil, deve saber que trabalhar sem vínculo empregatício, com flexibilidade de horários e sendo seu próprio chefe tem várias vantagens, assim como alguns desafios.

Saber lidar com finanças para gerenciar o próprio negócio requer do profissional autônomo outras habilidades, além daquelas inerentes à sua área de formação.

O professor de matemática pode saber tudo sobre equações de segundo grau, frações e cálculo, mas talvez tenha dificuldades em lidar com a gestão financeira inerente às aulas que ministra. Pode não ser muito organizado, não saber muito bem como controlar as despesas e os investimentos necessários para a manutenção de sua prática ou pode simplesmente odiar toda a burocracia. O negócio dele é dar aula e isso ele faz com excelência.

Mas é aí que mora o perigo. Para continuar dando aulas e fazendo o que gosta, o professor autônomo precisa saber cuidar do seu negócio. Assim como a psicóloga, o tradutor, designers e todos os profissionais que podem exercer sua profissão de forma autônoma. 

Aqui, você vai receber as principais dicas de como ter uma vida estável sendo um profissional autônomo, tendo como pressupostos básicos o planejamento e controle financeiro.

Planejamento financeiro

O ser humano é um ser que planeja, por natureza. Isso é porque temos uma noção interessante do tempo. Sabemos que para conquistar algo que desejamos, seja um bem material mais caro ou o desenvolvimento de uma profissão, por exemplo, precisamos de tempo. Tempo para adquirir os conhecimentos necessários, articulado com a prática e tempo para guardar dinheiro. 

Como estamos tratando de finanças, vamos falar de dinheiro. Se eu quiser comprar um carro novo ou meu primeiro carro, vou precisar organizar minhas finanças para isso. Uma maneira de fazer isso, é guardar uma quantidade de dinheiro para dar de entrada e financiar o resto. E é este resto que entra na dimensão do tempo, especificamente do futuro. Vou precisar fazer um cálculo sobre quanto preciso economizar do meu salário para cumprir com as parcelas do financiamento e ver quanto sobra. E aí, tenho que calcular quais são meus gastos fixos para ver quanto sobra e assim por diante. 

Ah, e tem aquele dinheiro que preciso guardar para emergências: um fundo de reserva. 

Estamos falando aqui da vida privada, de gastos pessoais. Pois o profissional autônomo precisa se preocupar com as despesas pessoais e com as despesas relativas ao seu negócio para ter uma vida financeira saudável, digamos assim, e poder viver disso. 

Leia também: Saiba tudo sobre profissional autônomo

Como ter um controle financeiro

8 dicas para ter uma vida financeira estável sendo autônomo

Controle financeiro significa manter o equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta. Se as despesas forem maiores do que os ganhos, sinal de alerta e de dívida. Quanto mais devemos, pior fica. Entramos na famosa bola de neve e aí a coisa complica mesmo. 

Por isso, fique atento às 8 dicas de como ter uma vida financeira estável, começando pela separação entre finanças de ordem pessoal e profissional. 

  1. Contas separadas (PF e PJ)

Já é difícil lidar com uma conta, imagine com duas. E misturar essas duas, quando elas tratam de coisas distintas, pior ainda. 

Vamos imaginar a vida de uma cabeleireira autônoma em plena pandemia. Perdeu clientela, teve que trabalhar com outra atividade para poder receber algum dinheiro. 

Seria mais do que tentador, usar dinheiro de sua conta pessoal para ajudar a manter seu negócio. Mas, provavelmente, esse dinheiro faria falta. Não há como controlar o mercado ou o ambiente que nos cerca, mas há maneiras de prevenir um desastre ainda maior. Com a separação dessas contas, é mais fácil saber o que está acontecendo e manter as finanças sob controle. 

  1. Atenção aos seus direitos

Isso não quer dizer que sua vida pessoal vai ficar de lado. Ao contrário! Sendo autônomo, você não tem garantidos os direitos do regime CLT, como férias e aposentadoria. 

Neste sentido, você também é responsável pela sua saúde mental. Separe um dinheiro mensal para férias e verifique qual o melhor período para ficar ausente do mercado. Quanto à aposentadoria, pesquise se vale mais pagar o INSS, investir o dinheiro em ações ou na bolsa, pagar uma previdência privada.

Afinal, ninguém quer trabalhar a vida inteira. Mesmo se quisesse, não teria condições físicas, nem mentais. Se dê o direito de ter seu direito.

Leia também: Trabalhador autônomo: saiba mais sobre seus direitos

  1. Anote todos os gastos

Saiba para onde seu dinheiro está indo e o quanto está entrando. É essencial ter uma visão de raios-x sobre a receita e as despesas do seu negócio. Quais são as despesas fixas? Analise cada uma delas. Dá para economizar em alguma coisa? Na energia, água, aluguel? Dá para oferecer o serviço online, em home office?

Dá para cortar algum gasto do cartão de crédito? O que você tem comprado é mesmo necessário?

Existem várias planilhas e aplicativos que podem te ajudar a fazer o registro detalhado de suas finanças. Caderninhos de anotações também estão valendo. O importante é anotar o que entra e o que sai, sempre no intuito de fazer render mais o que entra e economizar quanto está saindo. 

Se você estiver gastando mais do que o permitido, analise cada gasto e busque estratégias para um equilíbrio nas finanças. Não se sente seguro em lidar com todas essas questões? Peça ajuda a um contador

  1. Fundo de reservas

Lembra do dinheiro para situações emergenciais que falei anteriormente? Esse é o fundo de reserva. Estamos vivendo em uma pandemia na qual o fundo de reserva se fez necessário para muita gente conseguir manter seu negócio por um tempo na procura por alguma outra saída. 

O ideal é manter um fundo de pelo menos 3 vezes o valor dos gastos mensais para que seja possível ter um tempo hábil para pensar e iniciar alternativas mais favoráveis ou menos prejudiciais, ao invés de sair correndo desesperado para dar conta do imprevisível que está sempre à espreita. Alguns sugerem uma cobertura de 6 meses de custos e despesas. Fica a seu critério.  

  1. Capital de giro

Assim como na dica anterior, é preciso ter clareza total sobre suas finanças para conseguir manter um capital de giro para o seu negócio. O capital de giro é o dinheiro que mantém seu negócio girando ou funcionando de forma equilibrada. Diz respeito aos itens de operação básica, incluindo salários de funcionários, se for o caso. 

Está diretamente ligado ao fluxo de caixa e ao planejamento das despesas, para que o valor em caixa mantenha um saldo positivo.

  1. Acompanhe o planejamento

Fique atento ao seu planejamento financeiro. Isso porque as coisas mudam. Seu negócio pode render bem mais no inverno do que no verão, você pode ter mudado o tipo de serviço em função da demanda dos clientes, o que pode alterar, significativamente, suas despesas, especialmente se precisar investir em novos equipamentos ou recursos. 

Monitorar, periodicamente, suas planilhas, aplicativos e/ou ajustar seu caderno de notas é uma ação fundamental para que você se mantenha a par do que está acontecendo no momento e no que está previsto para o futuro. 

  1. Use linhas de crédito, mas com moderação

Em relação direta com a dica anterior, muitas vezes você vai precisar investir em melhorias ou em mudanças de trajeto, mas tenha cuidado se precisar usar linhas de crédito. 

Ideia sedutora receber dinheiro assim, né? Mas há que se ter cuidado. Avalie as linhas de crédito disponíveis ao seu negócio, especialmente a taxa de juros e o custo efetivo total que terá que ser pago mais adiante em caso de atraso. 

É bom lembrar que ninguém está te dando dinheiro. Funciona como um empréstimo que precisará ser pago, tipo aquele financiamento do carro. Volte a analisar suas contas, seus gastos, a receita, previsões de lucros. Se valer a pena, faça um bom uso e lembre-se de inserir mais essa despesa no seu registro.

  1. Invista no futuro

Além da preocupação com a aposentadoria, vale estabelecer prioridades a longo prazo. Mas, para isso, você deve cuidar muito bem do seu dinheiro agora, no tempo presente. 

Se a ideia for ampliar o seu negócio, procure fazer o seu dinheiro render. Busque locais interessantes para investir o dinheiro que sobrou do mês ou direcione o dinheiro de gastos tidos como dispensáveis para que ele possa render mais. 

Passado um tempo, você terá uma boa quantia guardada e poderá realizar o que havia planejado e, quem sabe, com desconto. Mais uma prova de que vale a pena planejar e controlar suas finanças, especialmente se você for um profissional autônomo que depende, em grande parte, de si mesmo. 

Saiba mais:


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *