Uma das maiores dúvidas na administração de um negócio é a atração de clientes. Nas empresas mais antigas, o boca a boca costumava ser efetivo para a aquisição de clientela, principalmente em regiões específicas, como bairros e cidades. Atualmente, essa realidade não é uma das mais aceitáveis.

Porém, é notável que muitos negócios locais ainda não pensam em investir no marketing e promoção dos seus produtos e serviços já que pensam que essa é uma realidade restrita às grandes corporações. Essa imagem está muito errada, já que é sim possível se alavancar por meio da divulgação mesmo atuando apenas localmente. 

Pensando no sucesso e crescimento da sua empresa, é importante que você esteja por dentro de diversas estratégias de marketing digital para negócios locais. Siga lendo o artigo para saber mais!

Como promover o seu negócio para atrair clientes locais?

Imagine que você precisa comprar com urgência velas para bolo de aniversário e não tem tempo de buscar no supermercado mais próximo de casa. Por isso, você pesquisa na internet por lojas nas redondezas que possuam o item. 

Agora, de um outro lado, temos a loja do Seu Carlos, um vendedor local a algumas quadras da sua casa, que possui diversos modelos de velas de aniversário. Só que o Seu Carlos não possui divulgação digital e, por isso, não apareceu como resultado da sua busca, e então você irá buscar outra alternativa, sem saber que existia alguém tão perto que poderia te ajudar.

Entende a importância de uma boa promoção e divulgação? Foi-se o tempo em que o boca a boca era o suficiente para criar clientela. Agora, é preciso que você marque presença em diversos canais para conseguir um negócio de sucesso. 

Pensando nisso, saiba mais sobre como promover o seu negócio para clientes locais e mergulhe em temas como marketing local, estratégias de divulgação e ferramentas que irão ser ótimos companheiros nessa jornada. 

Leia mais: 7 canais digitais para promover o seu negócio

Mas o que é marketing local?

Marketing local, assim como qualquer outra estratégia de divulgação, visa expandir a cartela de clientes. O diferencial aqui aparece quando falamos do espaço de atuação. Muito focado na segmentação geográfica, o marketing local é centrado em bairros ou cidades, sem chegar nos patamares nacionais. 

Pensando nessa restrição espacial, o marketing local atua de forma diferente, com estratégias 100% voltadas aos moradores e trabalhadores daquele local. Por isso, o público também é bem fracionado. 

Se você está pensando que esse fracionamento é prejudicial, já que o seu negócio não expande os horizontes de clientela, você está enganado. Pense assim: quanto mais nichado o público, mais simples será encontrar a linguagem e as necessidades em comum e, consequentemente, mais simples será realizar vendas efetivas. 

Leia mais: Marketing online e offline: Como vender o seu serviço

Estratégias de marketing para negócios locais

Segmentação do público

Como já dito anteriormente, a cada segmentação que o público sofre, maior é a chance de que você acerte com as estratégias de marketing e com o timing de venda. 

Então, para isso, você deve pesquisar o seu público ao máximo, não apenas questões demográficas, mas também seus hábitos de consumo para que fique mais fácil promover seu negócio local. 

Priorização da clientela local

Digamos que a utilização de estratégias para promover o negócio local fez com que o seu alcançasse mais gente. Pensando nesse cenário, é necessário que você tenha uma visão estratégica da situação e lembre bem do tópico anterior.

Já que o seu público está bem definido e você lutou para conquistá-lo, é justo que eles não sejam esquecidos caso haja uma expansão da clientela. Por isso, a localização geográfica deve ser uma prioridade na seleção de clientes “vips”. Além disso, priorize quem já é fiel há mais tempo, quem possui um interesse maior no seu produto ou serviço, exatamente aquelas pessoas que preferirão o seu negócio ou invés de ir em um concorrente. 

Exemplificando essa questão, digamos que você comece a trabalhar com fretes e envio de encomendas. É importante que você beneficie quem mora mais perto ou quem gasta mais nos seus produtos, então essas pessoas poderão ter acesso ao frete grátis ou a um desconto. 

Utilização das redes sociais 

A utilização de todas as ferramentas possíveis na hora da divulgação já é um velho conhecido do marketing. Então é hora de aderir a essa lei universal e marcar presença em todos os canais digitais possíveis.

Começando pelo mais comum, seu negócio precisa estar nas redes sociais. Atualmente, algumas dessas mídias estão se adaptando inteiramente ao mundo do e-commerce e por isso, incentivam esse tipo de conteúdo por meio de uma boa posição nas pesquisas. 

Por isso, é fundamental que você crie conta no Instagram e Facebook, principalmente, e comece a produzir conteúdos específicos para cada uma das plataformas. Esse fator é importante já que cada uma tem uma linguagem diferente e conteúdos muito diferentes do padrão da rede podem estar sujeitos a um “boicote”. 

É importante lembrar que a presença nas redes sociais também é um bom termômetro de avaliações, já que qualquer cliente poderá deixar um feedback, tornando seu conteúdo e os seus produtos cada vez mais relevantes. 

Leia mais: Por que investir nas redes sociais do seu negócio?

Resultados de busca 

Uma das principais estratégias do chamado marketing de conteúdo é a criação de blogs para aumentar a visibilidade de determinada marca ou produto. Dessa forma, a página terá muitos assuntos relacionados àquilo que é vendido e fará com que seja cada vez mais relevante. 

Por isso, a criação de conteúdo é a peça chave para que você consiga aparecer como resultado de busca em sites de pesquisa e assim consiga promover seu negócio local. 

Leia mais: Como conseguir mais clientes?

Utilização do geomarketing

O chamado geomarketing faz referência ao cruzamento de dados geográficos e de consumo para que os vendedores entendam os hábitos das pessoas de determinado lugar a fim de encontrarem a melhor estratégia de venda e os melhores produtos. 

Isso visa criar uma experiência diferenciada para o cliente, fazendo com que ele valorize seu negócio. 

Leia mais: Como prospectar novos clientes

O que é o Google Meu Negócio e como utilizar?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que auxilia administradores de negócios e empresas, fazendo com que seus negócios locais apareçam mais bem ranqueados nas pesquisas e mapas. 

O GMB, como é chamado, é gratuito e oferece bons resultados para aqueles que mantêm a página atualizada com endereço, informações de contato, como site e telefones, entre outros. 

Como promover o seu negócio para clientes locais

Outra vantagem no cadastro do seu negócio no GMB é a possibilidade de recebimento de informações sobre os seus clientes, sendo uma ótima ferramenta para o mapeamento dos consumidores, a fim de realizar a segmentação. 

Para começar a utilizá-lo é simples. Basta realizar o cadastro e preencher com as informações requisitadas. Dessa forma, cada vez que pesquisarem o nome do seu negócio, diversas informações úteis irão aparecer de forma rápida e prática, aumentando a credibilidade naquilo que foi transmitido. 

Leia mais: Como conseguir clientes sendo um profissional autônomo?

Quais são as vantagens do marketing local?

Para finalizar, é importante que você saiba quais são as vantagens e objetivos de trabalhar com marketing para promover negócio local.

Confira a seguir:

  • Aumento da clientela: você conseguirá ter uma grande divulgação na sua área de trabalho, atingindo pessoas que podem efetivamente contratar seu serviço ou comprar seus produtos;
  • Segmentação do público: com o marketing local, você saberá exatamente com quem você está falando e quais são as necessidades dessas pessoas. Dessa forma, é muito mais simples acertar no tom e no direcionamento, tendo mais vendas efetivas e gastando dinheiro e tempo com algo mais direto;
  • Vantagem competitiva: a maioria dos negócios locais não apostam nesse tipo de divulgação, então você será um destaque no meio;
  • Ganho de credibilidade: como reforçado no último tópico, a grande variedade de informações disponíveis na internet, por meio de posts de redes sociais e de sites de busca, tornam seu negócio cada vez mais acreditável, aumentando a credibilidade e as chances de que alguém faça negócios com você. 

Como você pode perceber, promover negócio local não é uma tarefa fácil. Entre diversas estratégias que você precisa seguir, uma das mais vantajosas é contar com plataformas de contratação, que possuem boa base de clientes prontos para contratar um serviço.

A principal delas é o GetNinjas. Cadastre-se e impulsione o seu negócio. 

E se você estiver em busca de profissionais de marketing para trabalhar com a divulgação do seu negócio, conte com a gente!


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