Embora sejam vistos popularmente como sinônimos, existe uma clara diferença entre preço e valor. Nesse sentido, quem é empreendedor precisa dominar cada conceito para poder alavancar os negócios e se posicionar no mercado. 

Isso porque preço e valor fazem parte do cotidiano e sua correta aplicação pode definir o sucesso ou o fracasso empresarial.

Para entender melhor a diferença entre valor e preço, continue conosco. Vamos detalhar cada termo e explicar como você pode agregar mais valor ao seu produto ou serviço. Boa leitura!

O que é preço?

O preço é a quantidade de dinheiro que é colocada em um produto ou serviço para que os consumidores possam comprá-lo ou contratá-lo. Ele é estruturado a partir da soma dos custos envolvidos na produção do serviço/produto e da margem de lucro estabelecida pela empresa.

Por essa razão, o preço é considerado algo variável, dependendo de diversos aspectos como:

  • perfil do consumidor;
  • custos do serviço/produto;
  • força da marca da empresa;
  • poder aquisitivo do público;
  • preços praticados pelos concorrentes;
  • demanda;

Logo, um empreendedor deve estar sempre atento a esses pontos para determinar um preço compatível com seu nicho de atuação. Afinal, o preço é uma das características mais avaliadas por um potencial cliente na hora de tomar decisões de compra.

O que é valor?

Valor é a percepção que as pessoas possuem sobre um produto ou serviço oferecido por uma empresa. Trata-se de algo mais “subjetivo”, já que pode variar de consumidor para consumidor e o nível de importância que o produto/serviço assume na vida dela.

Por exemplo, um restaurante especializado em comida italiana oferece um menu especial e totalmente inspirado na Itália. Para quem quer apenas fazer uma refeição prática e rápida, talvez o valor soe como algo absurdo. Já quem aprecia a culinária italiana, enxergará o restaurante como um local de experiência e estará disposto a pagar altos preços.

Afinal, qual a diferença entre preço e valor?

Para entender a diferença entre preço e valor, busque na memória: você já se perguntou o que faz algumas pessoas preferirem produtos mais caros a produtos muito mais baratos? Aí está o caminho.

O preço é algo que geralmente se baseia em dados objetivos, como margem de lucro, números da concorrência e custos para o desenvolvimento do produto. Ou seja, ele pode ser determinado pelo próprio dono do negócio, que faz várias pesquisas e cálculos antes de precificar.

Já o valor é relativo e abstrato, cuja definição parte do cliente. Ele avalia as vantagens de um produto ou serviço e entende de que maneira aquilo é importante para a vida dele. 

Enquanto colecionadores estão dispostos a desembolsar grandes quantias de dinheiro para arrematar uma preciosidade, o valor é totalmente fora da realidade para quem não é colecionador. É a isso que chamamos de valor, ou melhor, percepção de valor.

Logo, a diferença entre valor e preço é que preço é algo determinado pelo dono do negócio a partir de diversos dados objetivos. Já o valor é algo subjetivo que varia de pessoa para pessoa.

O fato é que dominar os conceitos de preço e valor é fundamental para os negócios. Primeiro, porque a precificação correta de um produto ou serviço é decisiva para manter a saúde financeira. Segundo, porque quando o cliente enxerga valor no que é oferecido, ele está disposto a pagar mais.

Então como agregar valor ao produto ou serviço?

Como vimos, é muito importante saber aplicar valor ao produto ou serviço, já que assim não será tão necessário ficar subindo ou baixando o preço. 

A boa notícia é que existem alguns caminhos muito utilizados pelos grandes players do mercado para aumentar o reconhecimento de marca e, consequentemente, a percepção de valor do serviço ou produto.

A seguir, você pode conferir algumas dicas e estratégias.

1- Trabalhe o Branding

Sabe quando uma frase ou cor remetem a uma marca? Isso acontece quando a estratégia de Branding ou “Brand Management” é bem sucedida: a marca fica gravada na mente das pessoas. 

Tal lembrança agrega valor ao produto ou serviço e potencializa as vendas, já que o público costuma dar preferência para marcas mais conhecidas do que desconhecidas.

Portanto, o primeiro passo para fazer com que as pessoas optem pelo seu serviço ou produto, mesmo que ele tenha um preço mais alto do que o da concorrência, é fortalecer o branding.

2- Tenha um diferencial competitivo

Em cenários cada vez mais competitivos, é fundamental se diferenciar dos seus concorrentes. Nesse sentido, a saída é agregar valor e mostrar não apenas que você é a melhor opção, como o porquê disso. 

Em outras palavras, é necessário definir quais são seus diferenciais competitivos –, atributos que fazem a sua empresa ser única e superior à concorrência.

Se você oferece um curso de marketing, por exemplo, vale explicar para os motivos que fazem do seu curso uma boa aquisição. Um dos diferenciais pode ser o fato de contar com professores que são referência na área ou a emissão de certificados muito requeridos no mercado.

E lembre-se: o diferencial competitivo precisa ser claro e relevante para o público-alvo, fazendo com que essas pessoas prefiram o seu produto ou serviço.

3- Conheça a jornada de compra da audiência

Você sabia que um consumidor passa por uma jornada de compra antes de decidir sobre um produto ou serviço? Isso ocorre porque nem sempre sabemos logo de cara o que precisamos para resolver um problema ou suprir uma necessidade. 

A jornada de compra é composta por 4 etapas:

  • aprendizado e descoberta (topo de funil);
  • reconhecimento do problema (topo de funil);
  • consideração da solução (meio de funil);
  • decisão de compra (fundo de funil);

Assim, existe um caminho que envolve muita pesquisa até o consumidor encontrar a sua empresa e o produto ou serviço oferecido. E cada segmento e/ou empresa possui uma jornada diferente.

Nesse cenário, é fundamental conhecer bem a jornada de compra do seu público-alvo para entender o comportamento dos consumidores em cada etapa do funil e quais ofertas são adequadas para em uma delas.

4- Esteja por dentro das dores do seu público

É preciso entender que sempre quando uma pessoa compra um produto/serviço, seu objetivo principal é resolver uma dor ou necessidade que possui. 

Logo, para agregar valor ao que sua empresa oferece, é muito importante conhecer quais são os problemas da audiência, isto é, o que fará ela procurar por seu produto ou serviço.

Ao levar isso em consideração, será mais fácil criar uma conexão e convencer essas pessoas de que você é a melhor opção no mercado.

5- Aplique a resolução das dores dentro do seu produto ou serviço

Por fim, a última dica é enfatizar de que maneira você conseguirá solucionar os problemas do seu público com seu produto ou serviço. Aqui não vale dizer o quanto o que você oferece é maravilhoso, é preciso ir além e mostrar de forma específica, na prática.

Então, esteja por dentro de quais são as dores do seu público-alvo e reforce na mensagem os motivos que tornam o produto ou serviço oferecido uma solução real. 

Quer um exemplo? Um escritório contábil percebe que seus clientes têm medo de falir, já que não conseguem fazer as tarefas financeiras corretamente. Logo, podem oferecer a terceirização financeira como solução para tal risco. 

Essa medida não apenas agrega valor, como também aumenta o ticket médio do cliente, que já era contratante de outros serviços no escritório.

Impacte as pessoas certas para crescer no mercado

Esperamos que você tenha entendido qual a diferença entre preço e valor. Como dissemos, dominar esses conceitos é muito importante para impulsionar suas vendas e melhorar o posicionamento no mercado. 

Afinal, precificar corretamente é tão importante quanto aumentar a percepção de valor do produto ou serviço. Ao seguir nossas dicas, você com certeza poderá agregar mais valor às suas soluções e, consequentemente, obter melhores resultados.
Mas para que isso seja possível, você precisa ser visto pelas pessoas certas, aquelas que estão procurando o que seu negócio oferece. Então faça como outros profissionais e anuncie seus serviços na GetNinjas, a maior plataforma de serviços do Brasil. É rápido, fácil e o cadastro é gratuito!

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