Como adaptar seu orçamento aos reajustes de preço do mercado

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Com o passar do tempo, é natural adquirir mais experiência no mercado de atuação e, inevitavelmente, realizar alguns reajustes de preço. Entretanto, tratar de um assunto tão sensível como esse com os clientes não é uma tarefa fácil.

Quando se fala em serviços, o ajuste de preço deve ser feito de uma única vez, diferentemente de produtos, que podem ser alterados aos poucos e sem chamar a atenção dos consumidores. São diversos fatores que influenciam nessa decisão e que devem ser bem calculados, já que aumentos de preço nunca são bem recebidos pelo público.

Então, como adaptar o orçamento sem perder a clientela? Daremos algumas dicas de como ajustar os preços de forma econômica e mostraremos alternativas para lidar melhor com a reação dos clientes. Continue a leitura para saber mais!

Dicas para adaptar orçamento

Quando os custos para realizar um trabalho de qualidade aumentam, é preciso saber adaptar o orçamento para não ter prejuízos. Repassar os gastos para os clientes é a principal alternativa, porém, há outros métodos de buscar reajustes de preço menos impactante ao consumidor.

Substituir mão de obra

Alguns trabalhos parecem grandes demais para serem feitos sozinho ou, então, a agenda está tão cheia que é preciso uma ajuda para atender todos os clientes. Nesses casos, contratar uma mão de obra extra parece ser a única alternativa.

Porém, às vezes é preciso um bom planejamento financeiro para perceber que é possível economizar em um trabalho. Antes de fechar um serviço, calcule bem o tempo que possui disponível na agenda e sua capacidade de produção.

Não exceda seus limites, mas busque realizar a maior quantidade de trabalho possível sozinho. Somente quando necessário contrate mão de obra, porém, atente ao tempo que será pago e faça melhor proveito dele.

Negociar preço com fornecedores

Para ser competitivo frente a grandes concorrentes, oferecer preços baixos que garantam lucro é importante. Uma maneira de fazer isso é negociar os preços de seus materiais de trabalho diretamente com os fornecedores. Faça uma pesquisa antes de fechar negócio e sempre tenha uma alternativa para a primeira oferta que for oferecida.

Pense no que for melhor para o negócio: descontos, maiores prazos de pagamento, entre outros. Conheça bem seus limites e não exponha todas as informações logo de cara. A chave da negociação é saber o limite do outro lado, para então encaixar no que você precisa. Caso seja um fornecedor de longa data, a relação entre vocês já está estabelecida, portanto, negociar novos meios pode ser mais fácil por causa da confiança entre ambos.

Buscar formas alternativas de economizar

Além dos caminhos citados para diminuir o impacto de reajustes de preço, há formas mais alternativas de como economizar dinheiro. Você sabia que é possível negociar suas contas? Com determinação e bons acordos, você pode conseguir descontos em contas de telefone, internet, TV por assinatura e tarifas bancárias.

Outros hábitos também podem ser adquiridos no dia a dia, e no fim do mês, farão toda a diferença:

  • buscar formas de entretenimento gratuitas;
  • evitar comer fora de casa todos os dias;
  • comprar itens não essenciais por impulso.

Como fazer reajustes de preço sem o cliente reclamar

Anualmente, produtos ficam mais caros e, apesar de ser de conhecimento amplo, muitas pessoas demoram para perceber os efeitos da inflação. A alteração dos preços é necessária para manter seus serviços com a mesma qualidade e lucro. Porém, clientes mais antigos podem não entender as motivações para a mudança.

Portanto, antes de colocar alguma ideia em prática, converse com seus clientes mais frequentes. Há alguns passos simples que podem diminuir a resistência e a insatisfação deles frente ao reajuste dos preços.

Avisar com antecedência

Uma surpresa desagradável é ir a um local de costume e perceber que os preços aumentaram. Seu papel como profissional não é somente realizar o serviço para o qual foi contratado, mas também oferecer a melhor experiência de atendimento que o cliente possa receber. Por esse motivo, para criar uma relação sincera e de parceria com sua clientela, avise antecipadamente sobre o aumento de preços.

Tendo avisado, o bolso do cliente não é comprometido e você ainda consegue arranjar trabalhos futuros, dado que os clientes possam tentar negociar mais serviços para pagar o preço “antigo”.

Explique o motivo do aumento

A transparência é o melhor argumento para justificar o aumento de preços, especialmente quando a alteração foi baseada em custos do profissional. Quando questionarem, dê exemplos de quais custos de trabalho encareceram. Algumas variáveis que normalmente sofrem alterações são:

  • valor das matérias-primas;
  • custo de fornecedores;
  • aumento de salário de funcionários;
  • mudanças na tributação;
  • inflação.

Com seus motivos explicados e justificados, a clientela gera mais confiança em você e em suas atitudes. Portanto, sempre que possível, explique os porquês do aumento de preço e mostre que você trabalha com honestidade.

Ofereça algo a mais, como facilitação de pagamento

O preço pode ser um atrativo, mas outros benefícios podem ser mais chamativos ao consumidor. Faça promoções, realizando combos de serviços e produtos, ofertando desconto em próximas compras ou até mesmo facilitando o pagamento para compras especiais.

Há diversas plataformas de pagamento online que auxiliam bastante quem não possui maquininha de cartão de crédito, como o Mercado Pago e o PicPay. Nessas plataformas, é possível receber pagamentos realizados no cartão de crédito e os clientes podem parcelar as compras.

Ser caprichoso, educado e experiente agrega muito valor aos seus serviços. Desenvolver novas habilidades é fundamental para trabalhar por conta própria com alta qualidade e poder estipular um preço à altura de sua mão de obra.

Anote todas as dicas que reunimos neste artigo e faça os reajustes de preço do serviço da forma correta. Compartilhe também em suas redes sociais, nos botões abaixo, e mostre para seus colegas de profissão como adaptar o preço sem prejudicar os negócios!

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