Não é raro encontrar pessoas que questionam o preço de diferentes serviços. Atendimento ao cliente exige, dentre tantas coisas, a capacidade de negociação para que os dois lados entrem em um consenso e consigam fechar negócio.

No entanto, é preciso que, para isso, você domine algumas técnicas de vendas. Elas vão ajudar a lidar com aquelas situações em que o cliente acha o preço caro e acaba pedindo um desconto.

Você sabe como vender melhor nesses momentos e quais são as práticas mais adequadas? Vamos falar um pouco sobre isso no artigo de hoje. Continue a leitura e veja o que fazer!

Leia mais: Aprenda como fazer a precificação do seu serviço 

4 técnicas de venda para melhorar o seu negócio

Aplicar a técnica do isolamento

Essa técnica consiste na construção de um diálogo pautado na objeção de compra do cliente. Se ele pedir um desconto, por exemplo, você pode conversar e isolar esse elemento até chegar à seguinte conclusão: “então, fulano, a única coisa que falta para fecharmos negócio é o desconto? Todo o resto está alinhado?”

Certamente, você já tem uma noção de quanto pode baixar o valor para que o seu cliente queira negociar. O segredo, portanto, é como comunicar a ele o desconto.

Você pode fazer abordagens do tipo: “fiz as contas em relação à mão de obra e ao material para a execução do serviço, e posso conseguir X % de desconto para fecharmos hoje.”

Durante esse diálogo, o cliente já terá afirmado que o único detalhe comprometendo a negociação é o desconto. Você, oferecendo uma condição melhor, mas que também seja boa para o seu bolso, estará “resolvendo o problema.”

Leia mais: Venda emocional: Saiba como ser mais persuasivo

Fazer fechamento com condições especiais

Se você está negociando com um cliente, precisa saber oferecer o serviço de forma irresistível. Uma dica é apresentar a ele condições especiais para o fechamento de negócio com urgência ou com recorrência.

Por exemplo, se você oferece um trabalho recorrente, é interessante apresentar um preço X para o serviço pontual, perguntar sobre a demanda desse cliente e oferecer um preço Y para a recorrência.

O mesmo pode ocorrer para aqueles que fecharem negócio no mesmo dia. Nesse caso, vale afirmar que o valor do serviço é X, mas dá para fazer por Y se o cliente aceitar a proposta no momento em que ela for apresentada.

Não confrontar o cliente

Confrontar o cliente nunca é a melhor alternativa para lidar com uma objeção de compra. É importante que o profissional saiba ouvir mais e falar menos no momento para entender tudo o que está impactando e impedindo essa venda.

A partir daí, é possível estruturar argumentos válidos para convencer o cliente. Se você percebeu que é uma causa perdida, não insista. A insistência, em alguns casos, pode gerar desgaste com o consumidor.

Saber como lidar com o cliente durante a negociação é fundamental. Uma das técnicas de vendas mais comuns e primordiais para autônomos que prestam serviços é sempre colocar o preço um pouco acima do valor real. Dessa forma, você terá uma área de respiro para negociar e reduzir o custo (caso o cliente pedir), mantendo a margem de lucro.

Leia mais: Por que você deve oferecer um bom atendimento?

Estabeleça confiança

Essa estratégia está mais focada em fidelizar o cliente acima de tudo. Através de uma boa didática, com explicação do seu modo de trabalho e do serviço que você irá realizar, o cliente sentirá uma confiança maior em relação a sua competência e a qualidade do serviço que será prestado.

Dessa maneira, além do cliente se sentir confortável na sua presença, ele terá uma maior segurança em pagar o valor que você estipulou. Além disso, a confiança somada ao bom trabalho farão com que ele seja fidelizado.

Leia mais: O cliente não voltou? Veja alguns erros que você pode estar cometendo 

Agora que você sabe um pouco mais sobre técnicas de venda, que tal aplicar esse conhecimento na prática? Cadastre-se no GetNinjas e consiga mais clientes!

Por outro lado, se você estiver em busca de um profissional, conte com a nossa plataforma também e encontre o prestador de serviços perfeito para qualquer demanda.


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Últimos comentários

Regiane Andrade

4 maio 2022

Oi, Leonardo! Queremos entender melhor como foi a sua experiência usando o aplicativo e te ajudar no que for necessário. Nos envie mais detalhes pelo e-mail: avaliacaoapp@getninjas.com.br. Ou pelas nossas redes sociais oficiais. Estaremos te esperando! Abraços, Equipe Ninja

Leonardo

1 maio 2022

O profissional deveria ter o mesmo acesso ao cliente sem pagar a getninjas até que feche o serviço, aí a getninjas tira uma porcentagem, igual Uber. agora você investe, aí vem um monte de curiosos, te faz perder moeda e vc não fecha nada. Assim é fácil para a plataformao profissional só perde e tem que investir novamente ?, o melhor a fazer é sair da plataforma.? Eu não pago por mais moeda, me recuso.

Thalita Souza

23 outubro 2020

Poxa Priscila! Queremos te ouvir! Nos mande um e-mail para o avaliacao@getninjas.com.br ou pelo nosso chat online: https://www.getninjas.com.br/ajuda/ assim podemos te ajudar. Te aguardamos! Abraço.

Priscila

16 outubro 2020

Olá André! Exatamente! Os "clientes" acessam o aplicativo ESPERANDO ATENDIMENTO GRATUITO, e só vamos saber disso, depois que desperdiçamos as moedas. Não foi uma vez só que aconteceu comigo, uma pessoa me tocou pelo problema que apresentou, eu atendi gratuitamente, porque disse que estava desempregada, depois de 1 mês, a pessoa entrou em contato comigo para me oferecer serviço. Ou seja, agiu de MÁ FÉ comigo, o que me desestimulou a usar o aplicativo, porque sou cliente há muito tempo e o número de serviços que fechei foi ínfimo. A maior parte faz tomada de preços, acha "caro" e nem ao menos responde. O formato do GetNinjas para mim hoje, não é viável, para eu investir no aplicativo novamente, só se houver uma mudança no formato e a proposta for interessante. Sou prestadora de serviços autônoma e não tenho como comprar pacotes de divulgação para receber pessoas querendo atendimento gratuito.

Renan Pimenta

4 setembro 2020

Oi, André :) Agradecemos o seu retorno! Sabemos que alguns casos fogem por completo da normalidade do nosso modelo de negócio. Por isso, sempre que existir situações onde o cliente prejudica algum profissional de forma clara, podemos analisar esse ocorrido e reembolsar as moedas, caso seja passível. Segue o nosso link de Ajuda. Fale com nosso atendimento, vamos te ajudar sempre que precisar: https://www.getninjas.com.br/ajuda/ Abraços, Equipe Ninja