A administração de capital é uma das etapas mais complicadas no gerenciamento de uma empresa. Desde o planejamento financeiro até as decisões de investimentos, é preciso que haja extrema cautela e que as pessoas responsáveis saibam o que estão fazendo. Afinal, todo o resultado de muito trabalho e o futuro da empresa estão resumidos nesses valores monetários. 

Vendo por esse lado, você provavelmente está assustado pensando nas milhões de opções entre investir no seu negócio e empreender e qual seria a forma mais adequada para o seu caso. Saber lidar com esses dois tópicos faz parte de ter uma boa saúde financeira e poder planejar o futuro dos seus negócios com maior precisão e confiança.

Esse artigo é perfeito para você que quer saber mais sobre o como investir melhor e sobre o universo financeiro, no qual é importante destacar que não existe fórmula mágica nesse assunto. Assim, tudo depende de uma avaliação bem feita do seu momento atual e do quanto você tem disponível. 

O que é investimento financeiro?

O primeiro passo para iniciar sua jornada de investimentos é ter bem claro do que estamos falando e qual a sua atuação nesse espaço. É fundamental que você entenda que esse é um universo à parte, com inúmeras possibilidades e bifurcações e que é necessário muito estudo antes de qualquer ação. 

Quando falamos sobre investimentos, focamos na expansão do seu patrimônio atual, por meio de diversos caminhos, como a bolsa de valores ou os  bancos. Indo mais para o economês, investir é emprestar seu dinheiro por algum tempo para alguma instituição e em troca você recebe o valor original, mais juros. Podemos chamar esses juros de rendimento. 

O atrativo dos investimentos vêm ao pensar no tempo dedicado à função. Os empreendedores estão diariamente na empresa, trabalhando suas relações com funcionários, fornecedores e clientes ao mesmo tempo que lidam com as questões monetárias. 

Já os investidores, eles trabalham com  estudos, se preparando para escolherem a opção mais rentável e após a ação, não precisam mais estar 100% em contato. 

Leia mais: Como captar recursos para o seu negócio

Tipos de investimento financeiro

Quando adentramos nesse universo financeiro, é fundamental que você saiba o máximo possível antes de dar o primeiro passo para saber como investir melhor. O principal é saber sobre os tipos de investimentos, que variam de acordo com tempo, rendimento e risco. 

Para iniciar, todos os investimentos são divididos entre renda fixa e renda variável. A renda fixa corresponde àquilo que fornece maior segurança, que é mais conservador e que, em correspondência ao baixo risco, fornece menor rendimento. Normalmente eles correspondem às reservas de emergência e são representados pelo Tesouro Nacional (quando relacionados ao governo) e por títulos concedidos por bancos, como CDBs, RDBs, LCIs, LCAs, entre outros.

Já a renda variável é o lado mais conhecido dos investimentos. Sempre que falamos sobre esse tópico, lembramos de negociações na bolsa e é sobre isso que discutiremos aqui. A renda variável corresponde ao lado mais arriscado e que consequentemente gera mais lucro. Como destaque temos a compra de ações, que configuram a aquisição de uma parcela de uma empresa, e as debêntures. Também podemos destacar outros artigos de risco, como criptomoedas e NFTs.

O que é renda?

Mas espera um momento! Talvez você ainda não saiba o que é renda por si só. Vamos retroceder um pouco antes de continuarmos as lições sobre como investir melhor. 

Definindo de uma forma mais bruta, renda é tudo aquilo que é recebido, sendo resultado de um trabalho ou serviço prestado ou de outras ações. A renda corresponde a qualquer receita que um indivíduo possua. Então o seu salário é o mais popular exemplo de renda, denominado ativa, mas saiba que ele não é o único. 

O rendimento de um investimento é uma espécie de renda, chamada passiva, na qual o dinheiro está trabalhando para que haja uma recompensa. Outro tipo de renda é o ganho de capital, representado pela compra de imóveis por um determinado valor e a revenda por uma quantia maior. 

Leia mais: Vale a pena fazer empréstimo para investir em negócio?

Como aprender a investir e aumentar a renda no seu negócio?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre rendas e investimentos, é bem provável que você já queira dar o primeiro passo. Mas antes de mais nada, você precisa estudar muito, procurar estar 100% inserido nesse universo. 

Assim, um dos primeiros passos é criar um bom repertório, já que lidar com dinheiro e pensar no futuro do seu negócio não é uma tarefa fácil. Procure aumentar seu conhecimento fazendo cursos e veja todas as palestras possíveis sobre o assunto. 

Como investir melhor e ter mais renda no seu negócio

Saiba que existem casas de investimentos que oferecem cursos e relatórios diários para que os seus assinantes consigam investir no seu negócio sozinhos. 

Mas antes de procurar se especializar melhor, confira as nossas dicas para investir com maior segurança.

Dicas para investir com segurança

Diante da grande variedade de investimentos, é bem provável que você se sinta perdido na hora de escolher a melhor opção. Veja algumas dicas para investir com mais segurança:

Coloque o conhecimento em primeiro lugar

Como já foi amplamente ressaltado, o conhecimento é pré-requisito para adentrar no mundo dos investimentos. Sendo assim, a única forma de investir no seu negócio com segurança é ter plena consciência do que você está fazendo, contabilizando os prós e contras de cada opção, além de se preparar para o pior dos cenários.

Além disso, quando você tem o conhecimento necessário para fazer o seu dinheiro render, as chances de você ser lesado por outra pessoa diminui consideravelmente.

Tenha reservas de segurança

Por mais confiança que você tenha em um investimento, caso você esteja se aventurando em opções mais voláteis e perigosas da renda variável, é importante que você tenha uma quantia guardada para evitar momentos de perrengue. 

Estude a sua situação financeira e saiba qual é o seu perfil investidor

Quando falamos de perfil investidor estamos nos referindo ao tipo de investimento que você mais se identifica. Isso corresponde àqueles ativos que te deixam mais confortável e que se adaptam a sua situação financeira. 

Autoconhecimento é tudo. Se você gosta da segurança e prefere se manter mais conservador diante do seu patrimônio, não aposte em opções voláteis e mais perigosas, já que isso irá se transformar em uma preocupação constante. 

Dicas para não errar no investimento financeiro

Esse tópico pode ser considerado um pouco polêmico, já que não há certezas no mercado financeiro. O estudo e o conhecimento na área fornecem apenas estimativas e possibilidades de sucesso, mas mesmo assim, é importante considerar as oscilações e a probabilidade de que algo vá mais errado do que certo. 

Confira algumas dicas que diminuem as chances de erro no investimento financeiro, e lembre-se que as dicas do tópico anterior funcionam aqui também:

Diversifique a sua carteira

Essa é a maior estratégia para evitar grandes perdas, mas fique sabendo que a diversificação de carteira funciona para patrimônios de quantidades consideráveis. 

A diversificação de carteira se refere a compra de ativos de diversos tipos, explorando as várias opções de renda fixa e renda variável. Você pode ir da compra de CDBs em bancos bem estruturados até a aquisição de criptomoedas, amplamente conhecidas pela alta inconstância. 

A compra de metais preciosos e de moedas também são boas opções, principalmente em momentos de crise. 

Faça um planejamento financeiro de longo prazo

É de conhecimento geral que os investimentos costumam demandar muito tempo antes de realmente renderem. Por isso, é fundamental que você não conte com essa renda no momento atual e sim a longo prazo.

Somando esse fator a um já citado, tenha uma quantia considerável guardada pensando na demora para que aquilo que você investiu retorne e em possíveis emergências que possam surgir. 

Se atente à liquidez do investimento

A liquidez diz respeito à facilidade com que você transforma um investimento em dinheiro. Pensando na poupança, a liquidez faz referência à simplicidade em resgatar seu aporte inicial mais os juros. 

Preste atenção na liquidez que o investimento escolhido apresenta, para que você não conte com um dinheiro que não poderá ser usado agora. 

Passo a passo para começar a investir 

Para finalizar, acompanhe um passo a passo para começar a investir, assim você terá um norte nesse momento complicado:

  1. Estude e encontre seu perfil investidor: Antes de colocar a mão na massa, junte o conhecimento necessário para ter confiança nos seus próximos passos. 
  2. Estabeleça suas prioridades: Ao procurar os melhores ativos, foque nas características que são essenciais para você, como liquidez, rentabilidade, risco, entre outros. Isso facilitará na hora de encontrar o investimento perfeito.
  3. Pesquise as instituições financeiras que estarão do seu lado nessa jornada: Procure os bancos ou casas de investimentos que sejam mais adequadas para o seu momento e patrimônio. Além disso, você deve fazer uma pesquisa sobre a ética do lugar e ver se eles estão em dia com a governança. 
  4. Aplique e continue acompanhando seu investimento: Chegada a hora mais esperada. Depois de muita pesquisa, você finalmente irá investir. Só não se esqueça de manter um olhar atento em cima dos seus ativos e continue acompanhando o mercado para o caso de crises ou surgimento de melhores opções. 

Leia mais: Você sabe o que é fluxo de caixa?

Depois desse artigo, é provável que você esteja mais confiante em relação aos investimentos, mas não se esqueça de estudar muito antes de entrar nesse mundo. Caso você ainda precise de ajuda, conte com os profissionais do GetNinjas e contrate um assessor de investimentos ou consultor financeiro.

Mas se você for um profissional com o objetivo de aumentar a sua clientela, cadastre-se hoje no GetNinjas e impulsione seu negócio. 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *