Empresa digital: por que estar na internet

Mulher de cabelo preso e usando óculos mexendo em um notebook.
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Antes de tudo, você já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”?

Após a leitura deste conteúdo, você entenderá porquê essa frase criada pelo autor Patrick Münzfeldela faz tanto sentido para quem deseja abrir o próprio negócio e alcançar cada vez mais clientes online. 

O número de usuários conectados cresce a cada ano e, isso fez com que a internet deixasse de ser um ambiente apenas de pesquisa, relacionamento e entretenimento para também ser um ambiente ideal para quem deseja fechar mais vendas. 

Afinal, o vendedor deve estar onde o seu público está. Por este motivo, você já deve ter notado que, muitas lojas, restaurantes e bares por exemplo, possuem um site ou um perfil nas redes sociais. Essas são uma das formas de estar presente e ser encontrado pelos futuros clientes.

Continue conosco, pois, neste conteúdo, vamos explicar mais sobre o porquê é tão importante estar na internet, quais as vantagens, desafios e como ter uma presença digital para se aproximar dos clientes. 

Por que é importante estar na internet?

Independente do seu objetivo de negócio, existem diversas vantagens de estar presente na internet como uma empresa digital. Isso porque, a internet é um canal fundamental para quem deseja se posicionar como marca e ampliar o acesso ao mercado para oferta de produtos e serviços.

Além disso, você pode criar um relacionamento com o seu cliente, independente da região em que ele se encontra, pois, no online não existem barreiras geográficas e isso se torna um ponto positivo bem forte para quem deseja alcançar mais clientes a cada dia e expandir o próprio estabelecimento ou comércio online.

Já falamos na introdução que a presença das pessoas na internet cresce a cada dia e isso acontece porque este é um dos meios mais fácil e rápido de conseguir qualquer informação nos dias atuais. 

As pessoas utilizam a internet para realizar pesquisas, acessar informações, se comunicar e ainda fazer negócios (comprar ou vender online). Portanto, estar na internet é um dos requisitos para você que deseja alcançar o seu consumidor. 

Leia mais: Como as redes sociais podem ajudar o seu negócio?

Quais as vantagens de ter uma empresa digital?

A primeira vantagem de ter uma empresa digital é ser facilmente encontrado pelo seu consumidor. Falamos acima que as pessoas utilizam a internet para realizar pesquisas por ser algo mais prático e eficiente. 

Mas, imagine se, após estabelecer a presença online, os mecanismos de busca ou as mídias sociais entregarem ao cliente o seu site ou as informações da sua empresa? Existem diversas estratégias para que isso aconteça e vamos abordá-las ainda neste conteúdo.  

Outra vantagem da empresa digital é a possibilidade de construir dois fatores bem importantes para conquistar os seus clientes: reputação e relacionamento. Imagine que, assim que a sua empresa for encontrada, o cliente irá decidir se deseja ou não continuar o canal encontrado (site, blog, ou mídias sociais, entre outros).

Essa é uma oportunidade única. Mas, para garantir este fator decisório, é preciso construir um bom relacionamento com os clientes, através de informações relevantes, promoções ou até mesmo estratégias que os convençam de que vale a pena fornecer alguns dados de cadastro para ter acesso  ao seu produto ou serviço. 

A internet também abre portas para a otimização de processos para novos negócios. Pense em empresas como restaurantes, pizzarias e lanchonetes que devem apresentar os cardápios com textos bem elaborados e fotos que chamem a atenção dos clientes.

Além disso, a presença digital oferece a oportunidade de clientes fazerem pedidos via Whatsapp, por exemplo. Algo que aproxima o contato do vendedor com o cliente, pois, com o número do consumidor, por exemplo, você pode enviar ofertas e até mesmo presenteá-lo com cupons em datas comemorativas.

Citamos aqui as principais vantagens mas as possibilidades são diversas. Basta realizar um planejamento bem elaborado dos seus objetivos e traçar um plano sobre o que fazer para chegar até os seus clientes através dos canais digitais.

Leia mais: Por que investir nas redes sociais do seu negócio?

Quais os desafios para ser digital?

Assim como toda grande mudança, trazer o estabelecimento para o meio online também possui desafios. É fato que a transformação digital gera diversos benefícios para as empresas. Mas, não podemos deixar de citar que existem alguns obstáculos que podem surgir durante essa inovação. 

Homem de óculos e barba sorrindo ao mexer em um smartphone.

Um escopo bem definido é o primeiro item da lista para evitar grandes problemas nessa etapa inicial, mas é inevitável o surgimento de dificuldades técnicas durante o trabalho prático e iniciar a divulgação do seu negócio no meio online.

Entretanto, tenha em mente que essas dificuldades são comuns e que, com um bom planejamento, tudo vai dar certo!

Leia mais: 7 dicas para vender mais pela internet

Lembre-se que para superar os desafios, será necessário todo o esforço possível. Para te ajudar nesse processo, estabelecemos um passo a passo de como chegar no meio online com o pé direito. Confira à seguir:

Avalie a situação atual do seu negócio

Não há plano de divulgação online bem elaborado sem um estudo prévio. Portanto, verifique se a sua empresa já está presente em alguma mídia social, site ou blog. Se sim, busque avaliar quais seriam as principais melhorias. 

Caso haja algum canal direito com o consumidor, busque avaliar quais são as dúvidas, elogios ou reclamações mais frequentes. Caso ainda não haja nenhum canal direto de contato com o seu consumidor, avalie criar um. São os clientes que irão direcionar a estratégia do que falta no seu negócio.

Leia mais: O que é empreendedorismo digital?

Cronograma e implementação da estratégia para empresa digital

Com as necessidades definidas, busque definir um cronograma para colocar o seu plano em ação. Nessa etapa, detalhe quais são as maiores prioridades para o seu negócio e liste as ações de acordo com essa ordem: mais importante (maior impacto para o negócio) para menos importante (menor impacto para o negócio).

Dessa forma, você poderá visualizar quais ações devem ser feitas primeiro, ganhando tempo para avaliar possíveis resultados e até mesmo uma mudança de plano, caso seja necessário, de acordo com a resposta dos clientes. Com isso, vamos para o terceiro passo:

O que deu certo e o que deu errado, como posso melhorar?

Essas são perguntas muito importantes para quem deseja alcançar cada vez mais clientes no mundo digital. Pensando nisso, defina um período fixo para reavaliar todas as implementações feitas e compreender se estão de acordo com o seu objetivo inicial.

Como marcar presença digital?

Lembra da frase que falamos no início deste conteúdo? Ela se encaixa perfeitamente aqui neste tópico. Para ser lembrado pelo seu consumidor, você precisa ser visto. Existem algumas mídias que podem te ajudar neste processo.

A mídia paga representa o investimento em anúncios com o objetivo de aumentar o alcance da marca em relação aos concorrentes. Existem diversos formatos de mídia paga como: links patrocinados, anúncios, banners em blogs e sites, publicações em mídias sociais, entre outros.

Outra forma de aumentar o reconhecimento da sua marca é através da mídia própria, ou seja, através dos perfis de redes sociais, blogs ou até mesmo sites criados para a sua empresa.

Nesta estratégia, é válido reforçar a importância de entender bem o seu público-alvo e estudar a concorrência para elaborar estratégias bem pensadas sobre como desenvolver conteúdos que estejam alinhados aos propósitos da sua empresa.

Já a mídia orgânica, é a capacidade que uma marca tem de gerar engajamento do público através de conteúdos sem nenhum investimento ou pagamento. 

Como exemplo para este tipo de mídia temos os comentários dos usuários em posts nas redes sociais e até mesmo aparecer na primeira página de resultados do Google para determinada pesquisa.

Com uma boa estratégia de marketing, é possível melhorar a reputação do seu negócio e ser visto e lembrado pelo seu público. Mas, é válido reforçar que, os comentários positivos e negativos recebidos nas redes devem ser monitorados.

É através dessas avaliações que você terá um termômetro sobre o grau de satisfação do consumidor com relação ao seu produto ou serviço.

Leia mais: Por que investir em branding?

Aproximação e integração com os clientes

Um dos maiores benefícios obtidos através da transformação em empresa digital é a possibilidade de aproximação e integração com os seus clientes. Se você acompanhou nosso conteúdo até aqui, já percebeu que uma simples venda via Whatsapp pode ser crucial para a coleta de dados e fidelização dos clientes.

Além deste canal, é importante pensar em diversas outras formas de coletar e-mails e informações importantes sobre o seu consumidor com o objetivo de entregar o seu serviço para ele de maneira cada vez mais eficaz.

Atualmente, já existem no mercado alguns softwares específicos para a análise de dados e potencialização do alcance de ações com os consumidores. Busque compreender mais sobre o assunto para estabelecer uma rotina de comunicação com os seus clientes no meio online.

Quanto mais você souber sobre o seu consumidor, mais você irá entender sobre as necessidades dele, de forma a direcionar melhor o plano estratégico da sua empresa digital.

Leia mais: MEI: Como entrar no marketing digital?

Esperamos que depois deste conteúdo, você esteja preparado para colocar a mão na massa e trabalhar cada vez mais através dos canais digitais. Pensando nisso, que tal começar com o GetNinjas? Cadastre-se na plataforma e veja o seu número de pedidos aumentar consideravelmente.  

Por outro lado, se você estiver precisando de algum prestador de serviços, conte com a gente e encontre o profissional que mais esteja de acordo com o que você necessitar. 

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