Você sabe quais são os tipos de terapia ocupacional?

A terapia ocupacional, também conhecida pela sigla T.O, é uma profissão que usa as tarefas humanas em prol de objetivos terapêuticos.

Dessa forma, o egresso desse curso trabalha na prevenção e reabilitação dos indivíduos que possuem problemas psíquicos ou físicos, limitações essas que impedem a pessoa de ter uma rotina saudável e plena. 

Porém, engana-se quem pensa que o termo ‘ocupacional’ remete ao preenchimento do tempo vago da pessoa. Isso porque essa expressão diz muito mais que isso.

Então, se você ficou curioso para entender melhor sobre a área de terapia ocupacional, não pode deixar o texto de hoje!

Além disso, ao terminar, você estará pronto para alavancar a carreira de terapeuta ocupacional. Siga a leitura!

O que é terapia ocupacional?

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que cuida do tratamento, prevenção e reabilitação de pessoas com limitações psíquicas e físicas.

O terapeuta ocupacional ajuda na qualidade de vida do indivíduo, uma vez que o auxilia nas tarefas e ocupações do dia a dia. 

Assim, a T.O é indicada quando há uma condição de saúde que está dificultando a rotina do sujeito.

Um paciente que sofreu um AVC é um bom exemplo de trabalho do terapeuta ocupacional, já que essa doença neurológica demanda a ajuda profissional para a recuperação dos movimentos.

Com isso, a terapia ocupacional pode ser entendida como uma ciência que visa dar independência e autonomia à pessoa, o tornando capaz de atuar na sua vida cotidiana.

Leia mais: 7 profissões que usam a hipnoterapia e como trabalhar nelas

Quais os tipos de terapia ocupacional e como oferecer o serviço

Tipos de terapia ocupacional

A terapia ocupacional é um ramo de atuação com muitas opções de trabalho. Veja as principais oportunidades de inserção no mercado:

#1 –  Área educacional

A educação é um dos tipos de terapia ocupacional com bastante oportunidades, já que há uma demanda frequente de crianças com dificuldades motoras e de aprendizagem.

Nesse caso, o terapeuta ocupacional atua de modo a incluir essas crianças com deficiência nos ambientes escolares. 

#2 – Voltada a saúde mental e psiquiatria

A área de saúde mental e psiquiatria é mais um dos tipos de terapia ocupacional. 

Nesse contexto, o terapeuta trata das pessoas com distúrbios psíquicos, promovendo ações inclusivas e ocupacionais, com o objetivo de incluir esses indivíduos na sociedade.

#3 –  Gerontologia

A gerontologia também se configura como um dos tipos de terapia ocupacional, na qual o profissional reabilita e reintegra esses idosos ao meio social.

#4 –  Reintegração social

A reintegração social é um dos mais importantes tipos de terapia ocupacional.

Isso porque nesse setor ele lida diretamente com a reinserção social de viciados em drogas, menores infratores e crianças abandonadas.

O objetivo é reintegra-los ao ambiente social, possibilitando uma nova chance de recomeço a esses sujeitos.  

#5 –  Reabilitação profissional e funcional

Por fim, entre os tipos de terapia ocupacional, temos a reabilitação profissional e funcional das pessoas.

Nesse sentido, estamos falando da reabilitação de vítimas de acidentes e/ou de doenças advindas do trabalho.

Além disso, aqui a terapia ocupacional ocupa-se de fornecer suporte aos portadores de deficiência física.

Logo, esse ramo da T.O tem como meta a promoção da saúde dos trabalhadores, utilizando para tal de ações preventivas geradas pelas doenças ocupacionais.

Leia mais: Guia do profissional: psicólogo

Serviços oferecidos pelo egresso de terapia ocupacional

De forma geral, o terapeuta ocupacional presta serviços de reabilitação física e psíquica com pacientes de diferentes espaços, como:

  • Clínicas;
  • Casas de repouso;
  • Organizações penais e psiquiátricas;
  • Empresas;
  • Creches; 
  • Centros de reabilitação;
  • Hospitais;
  • Instituições geriátricas e;
  • Ambiente domiciliar.

Segundo dados de 2014, o Brasil já possuía, até então, cerca de 15 mil terapeutas ocupacionais, e fora a região Sudeste, havia carência desse profissional nas outras áreas do país.

Ou seja, quem se qualificar tem ótimas chances de adentrar no mercado de trabalho

No setor público, o terapeuta ocupacional geralmente trabalha:

  • Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • No Programa Saúde da Família (PSF);
  • Nos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST); 
  • Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

No ramo corporativo, esses profissionais são contratados para elaborar estratégias de prevenção das doenças ocupacionais.

Como exemplo, eles podem criar um programa de ginástica laboral ou mesmo ensinando a postura correta de se sentar, com o intuito de evitar danos à coluna.  

E como dissemos, há uma procura por bacharéis de terapia ocupacional para atuação no espaço particular, ou seja, na própria casa do paciente.

Geralmente esses pacientes têm dificuldades de locomoção ou possuem deficiências físicas que requerem essa condição de atendimento.

Quais os tipos de terapia ocupacional e como oferecer o serviço

Inclusive, a pandemia de Covid-19 incrementou essa procura, visto que muitos pacientes ficaram com sequelas da doença e precisaram de reabilitação com diferentes profissionais de saúde, inclusive o terapeuta ocupacional.

Leia mais: Quanto ganha um psicólogo?

Como o terapeuta ocupacional pode divulgar seu trabalho?

Agora que você já entendeu melhor sobre a profissão de terapia ocupacional, chegou a hora de descobrir as melhores técnicas para divulgar seu trabalho e conquistar ainda mais clientes. Confere só:

#1 – Trabalhe o marketing de conteúdo

Você já ouviu falar do marketing de conteúdo? Mesmo que não (apesar de ser difícil!), muito provavelmente você já participou de uma estratégia ligada a esse ramo do marketing.

Certamente você já pesquisou um assunto na internet e se interessou por algum site ou blog que falava daquele tema, correto?

Daí, ao abrir o site/blog, você se deparou com e-books prontos para download ou um convite para receber a lista de e-mails…

Então, essa estratégia vem do marketing de conteúdo e pode ser usada para atrair mais clientes.

O marketing de conteúdo trabalha com a captação deles, que são os potenciais compradores do seu produto  – no caso, o seu serviço de terapeuta ocupacional.

Só que, diferente do marketing tradicional, que lança propagandas como panfletos e folders, aqui você não deve chegar vendendo uma sessão, por exemplo.

O que precisa ser feito é cativar esses leads, trazendo informações relevantes sobre dúvidas relacionadas a terapia ocupacional.

Assim, com o passar do tempo, esses potenciais clientes sentirão cada vez mais confiança no seu trabalho e no dia que decidirem contratar um profissional da área, provavelmente lembrarão de você.

Deu para entender? De maneira geral, esse método funciona como um funil de vendas, onde primeiro há uma consideração do problema (topo), depois há uma consideração (meio) e por fim, há uma decisão de adquirir o produto/serviço.

Dessa maneira, é interessante investir em um site ou blog que poste conteúdos relevantes, como artigos, e-books, infográficos, entre outros formatos que atraiam esses leads e os convertam em seus clientes no futuro.

#2 – Use as redes sociais

As redes sociais são uma importante ferramenta para atrair e divulgar seu trabalho de terapia ocupacional sem praticamente nenhum custo.

Sendo assim, aproveite as oportunidades que elas oferecem e realize postagens de conteúdos atrativos, onde seja possível convencer pessoas a serem suas clientes.

Ou seja, mostre aos seus seguidores que você é qualificado e tem a capacidade necessária para solucionar o problema que ele apresenta.

Uma dica de ouro é usar uma lista de transmissão do WhatsApp para dar dicas sobre um determinado assunto, ou então lançar um e-book gratuito sobre um tema que está em alta no momento.

Outras alternativas são as lives, um formato de evento online que alcança milhares de pessoas e que se mostra uma excelente forma de divulgar o trabalho e também se relacionar com a clientela.

#3 – Participe de eventos

É muito importante que você marque presença em eventos onde seja possível divulgar o seu trabalho.

Aliás, não precisa ser necessariamente eventos ligados a terapia ocupacional, mas sim qualquer encontro de profissionais onde você possa se apresentar e ser visto.

Isso é importante não apenas para adquirir conhecimentos, uma vez que a ampliação do networking é primordial para fortalecer seu nome no mercado.

Afinal, é assim que um colega seu pode te indicar para um trabalho ou mesmo uma pessoa que te viu por lá pode gostar de você e desejar saber mais informações.

Nesse caso, opte por sempre andar com seu cartão de visitas no bolso, pois as oportunidades podem aparecer a qualquer momento.

Então, pesquise os eventos locais e regionais, como simpósios, palestras, conferências, seminários, convenções etc., e sempre que possível, esteja presente.

Aposte também nos eventos onlines, como as imersões e os webinars, por exemplo.

#4 – Realize ações na comunidade

É muito relevante estar perto da sua comunidade, porque isso aproxima você do seu público consumidor, além de ser uma maneira de divulgar seus serviços.

Uma boa dica é dar palestras referente ao tipo de terapia ocupacional que você atua, com o intuito de que essas pessoas conheçam melhor o seu trabalho.

A oferta de minicursos também é outra ótima opção para demonstrar sua autoridade no assunto e conquistar possíveis clientes. 

Leia mais: Marketing online e offline: como vender o seu serviço

Pronto para trabalhar na área de terapia ocupacional?

Com certeza, agora você já entendeu o que é e quais os principais tipos de terapia ocupacional, assim como os espaços de trabalho e como divulgar seu trabalho.

Dessa forma, esperamos que você tenha uma carreira de sucesso nessa profissão!

Para isso, conte com o GetNinjas, que realiza a ponte entre profissionais qualificados e os clientes. Cadastre-se na nossa lista de profissionais e tenha a segurança de fechar ótimas parcerias!

E se você está procurando um profissional de terapia ocupacional, conte com a gente e encontre o terapeuta ideal!


Quanto esse artigo foi útil?

3 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

Maria Aparecida Silva Vieira

11 agosto 2023

Foi ótimo,estou querendo começar o bacharelado em TO.