Os 7 principais tipos de projeto que envolvem uma construção

tipos de projetos
6 minutos para ler

Uma construção é um trabalho complexo, que envolve múltiplos profissionais. Para que ela saia do papel, entretanto, é preciso que os projetos sejam elaborados de forma cuidadosa e estruturada.

São muitas dimensões para avaliar e os tipos de projeto são delimitados a partir de temáticas específicas. A ideia é detalhar muito bem todos os aspectos, garantindo um bom planejamento. Daí, a execução da obra acontece de forma harmônica e produtiva.

Um projeto bem estruturado permite encadear as etapas da forma adequada, evitando imprevistos e minimizando a necessidade de improvisos. A proposta é proporcionar ao cliente um planejamento perfeitamente adequado às suas necessidades, de forma personalizada e construtiva.

Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre os tipos de projetos que uma construção envolve. Confira o nosso post para aprender mais sobre o tema!

Para que servem os projetos da construção civil?

A etapa de elaboração de projetos de construção civil é de extrema importância para o sucesso da obra. Com um projeto bem elaborado, é possível otimizar os investimentos e minimizar custos desnecessários. Além disso, quanto melhor o projeto, mais eficiente é o planejamento e, consequentemente, menores as chances de apostar em improvisos ou esquemas de última hora. 

Como os custos para a realização de uma obra ou construção são realmente elevados, é importante avaliar bem essa questão. Isso pode ser um verdadeiro diferencial do arquiteto, um argumento importante para apresentar aos clientes na hora de fazer as negociações.

O projeto orienta todo o processo de construção e prevê todas as variáveis e questões envolvidas para que, quando o empreendimento começar, os profissionais tenham todas as informações. Assim, a equipe trabalha bem e o seu nome se destaca no mercado.

Quais são os principais tipos de projeto de uma construção? 

Todos os projetos de um empreendimento podem ocupar um grande número de folhas, pois são muitas questões importantes para planejar. Vamos explicar quais são os principais tipos de projetos. Veja!

1. Arquitetônico

É muito importante e serve como fonte de orientação para outros projetos, mostrando o empreendimento final, acabado. Ele inclui sugestões de posição dos móveis, detalhamento das cores e tintas, além de diversas informações sobre:

Enfim, aborda detalhes sobre áreas, distâncias e tamanhos, além de tipos de recursos com a indicação de marcas. Uma boa possibilidade é montar esse projeto com o apoio de aplicativos para arquitetos.

2. Estrutural

É elaborado por engenheiro civil calculista, que detalha como vai ser a estrutura da construção em termos de avaliação do peso e das fundações necessárias para suportar o empreendimento.

Ele envolve o projeto de concreto armado, a estrutura metálica e a alvenaria. O objetivo é desenvolver uma construção estável e evitar futuros distúrbios, como trincas e rachaduras.

3. Legal

Para efetivar uma construção é necessário ter o alvará emitido pela prefeitura da cidade. A ausência do documento pode resultar em embargos e multas. O objetivo do projeto legal é demonstrar que os parâmetros urbanísticos estão de acordo com a lei do município.

Por isso, esse modelo envolve informações como regras de construção internas, iluminação, ventilação, taxa de aproveitamento, permeabilidade e taxa de ocupação. Destacamos que, para obter financiamento para o empreendimento, é necessário que o cliente apresente o alvará à instituição financiadora.

4. Elétrico

Com o crescente uso de dispositivos tecnológicos nas residências e estabelecimentos comerciais, o projeto elétrico ganhou muita relevância nos últimos tempos. Quem faz esse trabalho é o engenheiro elétrico, que define como será distribuída a rede de cabeamentos na edificação.

Esse profissional também define os dispositivos que fornecem proteção, especifica como será a ligação entre o sistema de energia e a rede pública, faz o cálculo da carga de consumo utilizada pelo edifício e realiza o contato com a organização concessionária de energia.

5. Hidrossanitário

Esse projeto envolve a gestão, distribuição e encaminhamento da água pela edificação. O sistema de água fria detalha o recebimento e a canalização até as fontes de uso, como torneiras e chuveiro.

O sistema de água quente delimita a fonte de aquecimento e como será feita a conexão com ele. Por fim, há o sistema de esgoto, que demarca como ocorrerá o encaminhamento dos resíduos para a rede pública de tratamento.

6. Paisagístico

O projeto paisagístico planeja as áreas externas, destacando quais serão as plantas, a irrigação, a iluminação e a disposição de itens e recursos. Ele tem grande relevância na questão estética da construção e deve estar de acordo com o estilo de vida do cliente.

Para organizações, o projeto paisagístico também tem grande relevância, já que a estrutura de jardinagem está relacionada com a imagem da empresa e a relação com a sustentabilidade.

7. De interiores

Esse projeto planeja todos os parâmetros do interior da casa, em termos de mobília, texturas, cores e elementos. Ele é muito relevante porque é o responsável pelo toque pessoal, de acordo com as expectativas do cliente.

Como esses projetos contribuem para o trabalho do arquiteto?

Todos os projetos são necessários para um empreendimento de sucesso. É muito importante que o arquiteto e os profissionais envolvidos avaliem os projetos de forma integrada.

As informações de um podem contribuir com outras elaborações e ajudam a evitar problemas, como recursos que se interpõem ou que atrapalham o funcionamento de outros sistemas. Tudo deve ser estruturado de forma integrada e harmônica, evitando riscos e transtornos durante a construção.

Perceba que há diversos tipos de projetos importantes para um empreendimento de sucesso. A estruturação desses documentos é essencial e deve ser realizada de forma cuidadosa, sempre em sintonia com os gostos e interesses do cliente. Soluções desenvolvidas de forma personalizada se encaixam perfeitamente às necessidades da pessoa ou organização que procura o serviço.

Os tipos de projetos têm suas especificidades, detalhando quais serão os recursos necessários e como esses itens vão ser dispostos nos ambientes interno e externo. Com bons planejamentos e uma esquematização adequada, é possível realizar um trabalho de qualidade, que vai facilitar todas as etapas do processo.

Gostou de aprender sobre os principais tipos de projeto que envolvem uma construção? Aproveite e deixe o seu comentário!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.