Conheça dicas infalíveis para fazer os seus clientes comprarem!

Você consegue fazer os seus clientes comprarem? No mundo do empreendedorismo, escutamos muito que vender é uma arte. Se você está dentro desse ramo, sabe o quanto é verdade! O poder da venda e da negociação é essencial para o futuro de um empreendimento.

E, por isso, fizemos esse conteúdo para explicar sobre persuasão, venda, negociação e, de bônus, 5 dicas incríveis para fazer o cliente comprar.

Você sabe fazer o cliente comprar?

O processo de venda, ao contrário do que muita gente pensa, não engloba apenas a necessidade do cliente.

Em uma negociação, é preciso que o vendedor entenda como convencer o outro que o seu produto é a melhor escolha.

Nesse processo, a comunicação é o pilar mais fundamental, ou seja, como você transmitirá a mensagem. 

Para esse processo, você já ouviu falar na persuasão? Ela consiste em uma estratégia de comunicação que utiliza recursos emocionais para o outro aceitar uma ideia ou realizar uma ação, como o ato da compra.

Se você só conhecia a persuasão pelo nome, mas nunca se interessou de fato, talvez seja a hora certa de estudá-la e colocá-la em prática.

Leia mais: Conheça 7 razões que te impedem de conquistar mais clientes

Convencer o cliente de forma discreta

Ninguém gosta daquele vendedor chato que está sempre no seu pé, não é?

O segredo para a venda é uma abordagem sutil, em que você consiga promover o produto, mas respeite a vontade e o espaço do cliente.

Por isso é tão importante o estudo das estratégias de comunicação, para que o vendedor entenda limites, boas práticas, dicas e até mesmo técnicas para a facilitação desse processo.

Colocando em um exemplo prático, a Jornada de Compra consiste nas etapas que o visitante deve percorrer até ser, finalmente, um cliente fidelizado.

Aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração de solução e decisão de compra. Esses termos são familiares para você?

Essas são as etapas de uma jornada de venda e, para um vendedor é essencial esse conhecimento. Se você entende em qual nível de consciência o seu cliente está, melhor você sabe o que comunicar para ele, e maior sua chance de vender.

Leia mais: Como gerar confiança no cliente?

Manipulação e persuasão: qual a diferença e como aplicá-los?

Apesar de muita gente entender como dois conceitos idênticos, persuasão e manipulação possuem grandes diferenças.

A manipulação é uma influência apelativa e egoísta, com estímulos negativos e agressivos. Por outro lado, a persuasão busca benefícios para o consumidor e para a marca, tentando aproximá-los.

Moral da história: a manipulação causa estresse, culpa, medo e mais, com o objetivo de, apenas, induzir você a uma ação.

A persuasão, por sua vez, busca te mostrar a realidade de uma maneira atrativa para que você escolha a compra.

Leia mais: Técnicas de venda: O que fazer quando o cliente acha o serviço caro?

5 dicas para o cliente comprar seu produto ou serviço

Agora, para que você consiga impulsionar suas vendas, é sempre importante as dicas do dia a dia, não é?

Por isso, separamos 5 estratégias para você conseguir fazer o seu cliente comprar.

1. Seja atencioso com o seu cliente

Na hora de comprar um serviço ou produto, é natural que o cliente tenha muitas dúvidas e questionamentos, afinal, ele estará investindo parte do dinheiro dele.

Nesse processo, é importante que você esteja aberto a ouvir o que ele realmente tem a dizer, sendo sincero com os pontos fortes e fracos do produto.

É muito importante também que você entenda o lado do cliente e perceba o que ele realmente precisa.

Se ele está procurando investir em algo que não é importante no momento, você deve ter a maturidade de informá-lo que aquela pode não ser uma boa escolha. Você pode até mesmo recomendar outras opções, sabendo que há a possibilidade de não realizar a venda.

Mas, independente disso, o cliente vai saber que você estava buscando pelo seu bem e irá criar uma memória positiva sobre seu negócio, podendo indicá-lo para várias pessoas.

Aliás, quem sabe daqui a meses ele vai estar precisando do seu serviço: você pode até ser a primeira pessoa que passará na cabeça dele.

Leia mais: Por que você eve oferecer um bom serviço ao seu cliente?

2. Saiba defender o seu serviço ou produto

Quando um cliente está indeciso, ele vai procurar vários motivos para dizer não. Nesse momento, suas habilidades de negociação devem entrar em jogo.

Será o seu papel reconhecer todos os benefícios do produto e apresentá-los de uma maneira irresistível.

O conhecimento técnico é fundamental aqui. É importante que o vendedor conheça o que está vendendo, dando motivos para a compra.

Até porque, se o vendedor não tem motivos para promover o produto, por que o cliente deveria comprar?

Leia mais: Marketing pessoal: Entenda como vender melhor o seu peixe

3. Seja o mestre do storytelling

Você já ouviu falar nesse nome por aí? O storytelling consiste na capacidade de construir uma boa narrativa e contar uma boa história.

Ao apresentar um produto, conte a história dele e envolva o cliente. Se o cliente quer o produto para sua filha, você pode falar de outro pai que estava indeciso na mesma situação.

Mas, um detalhe importante, nunca minta! Para que o cliente realmente se conecte com você e o seu negócio, seja verdadeiro e autêntico.

4. Crie um relacionamento independente da venda

Na correria do dia a dia, pode parecer mais importante o número de vendas do que as pessoas por trás.

Entretanto, fazer com que seus clientes gostem da sua marca e sejam promotores, vai muito além do que a venda de serviço.

Sabe aquela empresa que você pode até não comprar toda hora nela, mas você ama visitar e fala bem pra todo mundo que pode?

Isso é o significado de um bom relacionamento com cliente, por isso deve ser tão investido.

5. Utilize uma linguagem natural, acessível e verdadeira com o cliente

Ninguém gosta de um vendedor que não consegue nem entender o que ele está tentando comunicar. Por isso, na hora de vender, seja você mesmo! 

Aja naturalmente, com uma linguagem acessível e, acima de tudo, seja sincero com o cliente.

Um ponto importante aqui é evitar termos complexos ou falsos para um cliente. Afinal, quem quer ouvir um “preços imbatíveis” e encontrar o mesmo produto mais barato na esquina?

Você sabe lidar com clientes indecisos?

5 dicas para fazer o cliente comprar

Ao se deparar com clientes decididos, a compra é sempre mais fácil. Você apresenta o produto, confirma o valor e a pessoa já está no caixa tirando o cartão da bolsa.

Entretanto, é nos clientes indecisos que o vendedor consegue provar o seu valor.

E, para te ajudar a lidar com esses clientes, existem algumas dicas que podem facilitar o seu dia a dia, como: 

Apresente a empresa

Se o cliente está aberto a te ouvir, conte um pouco sobre o próprio negócio.

  • A quanto tempo vocês estão abertos?
  • Quando começou?
  • Qual o sonho para o futuro?
  • Quais curiosidades e desafios o negócio já enfrentou?
  • Qual o propósito e a visão do empreendimento?

Essas informações podem ajudar o cliente a se conectar melhor com a marca e, dessa forma, realizar a compra.

Pergunte quais as inseguranças do cliente

Ao se deparar com um cliente indeciso, ficar em uma posição de aguardo não mudará a realidade da negociação. 

Em vez disso, preocupe-se em entender exatamente quais são suas preocupações e dúvidas. Ao ouví-las, trabalhe em cima desses medos e ache argumentos que consigam tirar as incertezas do cliente.

E, mais importante ainda, ofereça diferentes alternativas de compra que também podem ajudá-lo.

Entenda as expectativas do cliente

Para além de entender quais os objetivos do cliente em conseguir um produto, garanta que, ao realizar a compra, ele realmente irá obter o que procura.

Faça perguntas e questione o gosto do cliente, a fim de chegar na razão final do motivo do desejo da compra. Ao saber que ele está fazendo a escolha certa, promova o produto até sua decisão de compra.

E lembre-se: é decepcionante pagar por um produto que não cumpre o que promete.

Flexibilize o pagamento

Às vezes, o cliente quer o produto, mas considera caro para o seu orçamento.

Aqui, é importante que você reitere as diferentes formas de pagamento, seja em dinheiro, crédito, débito, parcelado, ou o que for.

Pergunte ao cliente suas condições no momento e tente negociar um meio-termo bom para os dois.

Leia mais: Meios de pagamento: Qual o melhor para o seu negócio?

Respeite um possível não

Como já falamos aqui, é importante respeitar e reconhecer quando o cliente quer adiar a compra.

Afinal, se ele for adiar, não é melhor que ele adie com você em mente como um vendedor honesto do que como um atendimento ruim?

Reconheça o final da negociação

Ainda falando sobre não, é importante que você, como vendedor, saiba o momento de parar.

Quando você já percebeu que o cliente não tem interesse em finalizar a compra, insistir na venda pode ser perigoso.

Esse atrito pode gerar um desgaste entre os dois, fazendo com que o cliente se aborreça com a loja e podendo torná-lo em um detrator da imagem da sua marca.

É importante ser educado e possuir um diálogo aberto, afirmando ao cliente que, mesmo que ele não consuma da marca, ele será sempre bem-vindo em outros momentos. 

Leia também: 8 passos para construir sua reputação online

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Roberto Dias Santos

12 dezembro 2021

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