Sabemos que você está aqui para conhecer e não cometer os erros mais comuns ligados às estratégias promocionais em uma empresa. Mas antes disso, vamos entender direitinho porque fazer promoções é um bom negócio e quais são os tipos de promoções mais efetivas atualmente.

As empresas lançam promoções por dois grandes motivos: para aumentar as vendas e captar novos clientes ou fidelizar os clientes existentes. Quem não se anima ao saber da promoção daquela bolsa tão desejada? Ou de uma viagem para a Europa por um terço do valor? E a compra de 3 pacotes de fraldas pelo preço de 1?

Independente do tipo de promoção ou do que está sendo promovido, as estratégias de promoção são ações que têm tudo para dar certo, a não ser quando feitas de forma errada. 

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Daí, o resultado pode ser o contrário do esperado. E não queremos isso, de jeito nenhum, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, vem saber mais sobre as estratégias de promoção. 

Estratégias promocionais

Você certamente já se deparou com algumas das seguintes estratégias promocionais:

Datas comemorativas

Aproveitar as datas comemorativas porque elas já atraem os consumidores, ou seja, as pessoas estão mais propensas a aderir às promoções.

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Dia do aniversário

A data de aniversário tem como diferencial uma mensagem direta personalizada, o que faz com que o cliente se sinta especial e não apenas mais um. O aniversariante vai ficar feliz com um vale-presente ou um cupom de desconto.

Desconto em produtos relacionados

Oferecer desconto em produtos ou serviços diretamente relacionados com o adquirido pelo cliente funciona como um bom incentivador para aproveitar a compra: se já está levando um celular, aproveita para levar a capinha com desconto.

Leia mais: Como fidelizar clientes em uma loja virtual?

Cupom de desconto

No caso do e-commerce, muita gente abandona o carrinho antes de finalizar a compra. O cupom de desconto é uma boa estratégia para incentivar o cliente a finalizar a compra, assim como para voltar a consumir. Neste último caso, você pode oferecer desconto na próxima compra, desde que tenha gasto um valor específico. 

Muitos empresários não prestam atenção em detalhes como este, do valor mínimo da compra, um erro que pode ser fatal para as finanças da empresa.

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Brindes

Oferecer brindes ou “leve mais e pague menos” são boas estratégias para captar os clientes preocupados em economizar. Afinal, eles já saem ganhando. 

Frete gratuito

Tem o mesmo objetivo do envio de brindes, o de mostrar ao cliente que ele vai economizar em alguma coisa, ou deixar de gastar. Também vale ficar atento ao valor mínimo que precisa ser gasto para receber o frete sem precisar pagar por ele.

Queima de estoque

Promoções do tipo são muito válidas para se desfazer de produtos que não foram adquiridos. Vender por preço de custo é mais válido do que não ganhar nada, por exemplo. 

No caso de produtos com validade a expirar, por exemplo, a situação ainda é mais crítica. Liquidações também servem para a entrada de novas coleções, na mudança de estação, por exemplo.

Quando a estratégia funciona, todo mundo ganha. Tanto você, enquanto cliente, quanto a empresa, que está cumprindo com seus objetivos, como o de manter seus clientes felizes.

Mas para que tudo funcione conforme o planejado – preste atenção a esta palavra-chave -, confira quais são os erros mais comuns cometidos pelas empresas ao pensar em suas estratégias promocionais, para não fazer a mesma coisa.  

7 erros cometido na hora de fazer promoções

Depois de saber mais sobre as principais estratégias promocionais, veja quais são os principais erros do empreendedor na hora de fazer promoções promocionais.

Falta de planejamento

É preciso fazer um planejamento para as ações promocionais. Aliás, planejamento deve fazer parte de toda e qualquer ação, ainda mais na área de negócios, em que é preciso ficar atento a diversos fatores, como: finanças, concorrência, jornada do cliente etc.

As estratégias para promover produtos ou serviços nada mais são do que maneiras de promover sua empresa para vender mais, encontrar novos clientes, fidelizar a clientela e assim por diante.

O planejamento das ações promocionais deve ter:

  • um objetivo;
  • uma meta;
  • direcionamento ao público-alvo específico;
  • um cronograma específico para execução e assim por diante;

Vamos ver um exemplo.

Sua empresa decidiu aproveitar a chegada do Natal para oferecer brindes aos consumidores, sem estipular prazo de fim da oferta, nem valor mínimo a ser consumido. Com o passar do tempo e a alta procura, enviar tantos brindes deu mais prejuízo do que se não tivesse feito nenhuma promoção, mesmo com o aumento das vendas. 

Para que a estratégia funcione, é preciso definir a duração de cada etapa ou trabalhar com a ideia de “urgência”, mostrando ao consumidor que o tempo da promoção é limitado.

Isso tudo para que as ações tenham um foco e caminho bem determinados. Até porque as estratégias requerem investimento. 

Leia mais: 7 ferramentas que todo empreendedor precisa conhecer

Divulgação confusas das informações 

Uma coisa que todo mundo odeia é se sentir enganado, não é mesmo? Muitas vezes, vamos comprar algum produto em promoção e não vemos o asterisco com informações importantes, mas que ficam bem escondidas ou em letras minúsculas.

Mas para manter o cliente, de preferência fidelizado à sua marca ou negócio, é muito importante que ele tenha confiança. 

Uma boa maneira de mostrar que você se preocupa com o cliente é sendo transparente, comunicando, com clareza, todas as regras da promoção, destacando data de validade e assim por diante. 

Se houver algum erro na comunicação da promoção no seu site, por exemplo, corrija o quanto antes ou faça uma errata visível. Não há problema em demonstrar o erro, afinal, todos erramos. O problema está em fingir que nada aconteceu. Isso é sinal de desrespeito, atitude que vai gerar incômodo por parte do cliente. 

A mesma situação pode ocorrer quando as empresas lançam preços promocionais que não são tão promocionais assim, ou seja, dizem ter baixado o valor dos produtos, mas mostram o valor anterior alterado, como se fosse mais alto do que realmente era. É a conhecida prática de maquiar a promoção. 

Hoje em dia, os consumidores estão atentos. Podem conferir os valores dos produtos e serviços pela internet, o que requer pouco esforço. 

Pouca divulgação das ofertas

Assim como é preciso ter cuidado com as campanhas de divulgação para que as informações estejam extremamente claras, não aproveitar os meios disponíveis para divulgar as ofertas é quase como deixar o trabalho pela metade. 

Aproveite as redes sociais para fazer uma boa divulgação para seu público, use as mídias tradicionais, como panfletos. Anúncios na rádio ou nas ruas da sua cidade também estão valendo, desde que essas ações constem no seu planejamento e estejam de acordo com o objetivo estipulado.

Leia mais: Por que investir nas redes sociais do seu negócio?

Não cumprimento do benefício

Garanta que sua estratégia promocional está, de fato, oferecendo algo valioso ao seu cliente e deixe essa informação clara na divulgação da oferta. É importante que o benefício seja pensado conforme o objetivo traçado no planejamento e o perfil do cliente. 

Mais um motivo para saber o máximo possível sobre o perfil dos consumidores da sua marca. Um benefício que tem a ver com o que esse cliente gosta ou poderia, de fato gostar, pode ser bem mais valioso do que um desconto de 10% na próxima compra. Isso vai depender de cada negócio.

Outro problema que pode acontecer é não ter brindes suficientes para enviar, por exemplo, em função da alta procura e de erros na divulgação, como esquecer de estipular um prazo para término da promoção ou um valor mínimo a ser gasto pelo consumidor.

Não controle dos dados

Para saber se a promoção deu certo e em que medida, é preciso computar e analisar os dados, para, depois, avaliar os resultados. Ao acompanhar quantas pessoas aderiram à promoção ou qual promoção deu melhores resultados, conforme objetivo estipulado, é possível ter dados mais concretos em relação às próximas estratégias promocionais. 

Perda do foco: vender por vender

Lembra que citamos a estratégia de queima de estoque como uma ação válida para deixar de perder dinheiro. Sim, isso é verdade. Mas é preciso analisar cada caso. De nada adianta liquidar tudo o que ninguém mais quer comprar apenas para tentar tirar algo em troca. 

Pela infinita gama de possibilidades, os consumidores estão adquirindo ou consumindo o que desejam. Oferecer algo não desejado pode levar o consumidor a ter uma má impressão do seu negócio. 

Falta de preparação da equipe de trabalho

Deixar de capacitar os vendedores, sua equipe de trabalho ou esquecer de atualizar as informações no seu site, nas redes sociais ou até mesmo no chatbot pode causar sérios problemas de comunicação, que já é difícil de ser feita.

Manter a comunicação integrada entre os vários meios de contato que o consumidor tem com a sua marca é fundamental. Informações desencontradas tendem a causar desconforto, frustração e desconfiança do consumidor. 

Leia mais: Como ter uma equipe de alta performance?

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Por outro lado, se você quer contratar algum profissional de marketing para impulsionar seu negócio, ou de outra área, conte com o GetNinjas e encontre o prestador de serviços adequado.  


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