Dicas essenciais para fazer uma visita perfeita ao cliente
Confira dicas essenciais que vão mudar a forma com que você visita seu cliente!
Se você tem uma empresa ou trabalha para uma organização, pode ser que esteja nervoso quanto a tarefa de fazer visita ao cliente, algo que é uma rotina no ramo empresarial.
De fato, essa preocupação é natural, tendo em vista que um encontro comercial eleva as chances de fechamento da venda, o que torna importante a sua preparação para esse momento.
A boa notícia é que existem técnicas que podem te ajudar a realizar esse trabalho com êxito, de modo que o seu cliente seja convencido do valor do produto/serviço oferecido por você.
Se você está curioso sobre como ter uma boa experiência com visita de cliente, não deixe de ler este conteúdo!
Como marcar uma visita com o cliente?
Antes de tudo precisamos entender como se destacar da concorrência para conquistar a confiança do cliente e conseguir marcar uma visita ou até mesmo a realização do serviço.
Nessa etapa, a dúvida que surge em muitos profissionais é: como abordar um cliente por telefone para agendar uma visita? Ou o que escrever para atrair o cliente?
Uma das principais dicas é ser atencioso no primeiro contato, fazendo uma breve apresentação que traga confiança ao seu serviço.
Além disso, é interessante falar do seu processo de trabalho e demonstrar alguns projetos realizados anteriormente, passando credibilidade e demonstrando profissionalismo da sua parte.
Leia também: 6 dicas sobre como vender o seu trabalho
Por que é importante planejar a visita ao cliente?
Ainda que a comunicação digital esteja em alta, a visita comercial a um cliente continua sendo uma ótima estratégia na hora de fechar negócios.
Leia mais: 7 dicas de como fechar negócio
Afinal, por mais que o WhatsApp, Skype e e-mail ajudem nesse processo, nada substitui o contato olho a olho, já que esse momento é essencial para se criar vínculos e passar confiança ao consumidor.
Com isso, visitar um cliente demonstra que a empresa se preocupa em satisfazer as necessidades do seu público-alvo, por isso se fala que a visita comercial é um ato de exclusividade para os possíveis compradores.
Como planejar a primeira visita?
Uma vez que a visita ao cliente foi confirmada, é chegada a hora de se preparar para tudo que pode eventualmente ocorrer durante o encontro profissional.
Assim, use esse tempo pré-visita para entender quais soluções que o seu cliente procura encontrar, pois assim fica mais fácil alinhar as expectativas dele com os objetivos definidos para a vista comercial.
É interessante criar um roteiro com o maior número de perguntas que o cliente pode fazer, de modo que você consiga preparar as respostas mais assertivas para chamar a atenção do consumidor para o serviço/produto oferecido.
Porém, é necessário deixar o cliente se expressar. Assim, além de mostrar os diferenciais do negócio, dê oportunidades dele falar sobre si mesmo.
Com isso, você pode explicar como os produtos/soluções da empresa podem ajudá-lo. Aqui, vale a pena trazer cases de sucesso para enriquecer ainda mais a visita do cliente.
Leia mais: Afinal, devo cobrar por uma visita técnica?
7 dicas ao visitar o cliente
Agora que já sabemos a importância de se fazer visitas ao cliente, também é relevante se inteirar dos principais cuidados ao realizar esse trabalho tão essencial para uma boa negociação.
Aproveite para ficar por dentro de como se preparar para essa atribuição, além de conferir dicas de segurança ao lidar com o público externo.
#1 – Pesquise sobre seus clientes antes da visita
Antes de partir para a visita ao cliente, investigue e faça um levantamento das principais informações acerca da sua história, preferências e estilo de vida.
Pesquise os hobbys desse cliente, o que ele gosta de fazer e como ele procura solucionar seus problemas.
Dessa forma, você consegue entender melhor como tratar essa pessoa, elaborando uma abordagem assertiva que a leva a se interessar pelo seu negócio ou instituição que você representa.
Embora pareça exagero, essa atitude pode garantir mais segurança e confiança no momento do diálogo e apresentação da organização.
Leia mais: Como conquistar e cativar seu cliente?
#2 – Tenha uma equipe treinada
Uma equipe qualificada não fica restrita ao ato de responder dúvidas dos clientes ao longo dia.
Mais que isso, para que sua empresa ganhe credibilidade e seja reconhecida por sua agilidade, é preciso investir em um atendimento personalizado, o que só é possível com um treinamento eficiente de todos os membros da organização.
Leia mais: Como ter uma equipe de alta performance
Isso porque o objetivo final deve ser a montagem de estratégias que alinhem os diferentes meios de comunicação da empresa, de forma que os valores de negócio sejam transmitidos por qualquer recurso comunicativo, seja telefone, e-mail, redes sociais etc.
Sendo assim, é primordial que todo o time tenha o mesmo objetivo, que de preferência deve ser o foco no cliente.
Para tal, invista em ações como workshops e treinamentos, seguindo do monitoramento dos resultados, visando descobrir se as informações estão sendo entendidas por todos.
Ademais, busque oferecer aos seus colaboradores um ambiente de trabalho agradável, até porque quando um empregado trabalha com motivação, as chances de ele visitar ao cliente com sucesso são muito maiores.
#3 – Ouça seu cliente
Já demos uma pequena pincelada no assunto, mas aqui vamos trazer outro lado dessa moeda.
Afinal, nem sempre será fácil fazer uma visita comercial a um cliente, haja vista que nem todo cliente tem facilidade para dialogar, além do fato de muitos terem problemas difíceis de se resolver.
Nesses casos, o primeiro cuidado a se ter é dar total atenção a esse consumidor, sendo paciente e ouvindo o que ele tem a contar.
Portanto, ter empatia é mais que um requisito obrigatório, é um ato de humanidade, ainda mais em uma situação de visita ao cliente.
Muitas vezes, será essa maneira diferenciada de tratamento que fará o cliente se sentir acolhido e confiar no seu negócio e, na melhor das hipóteses, contratar seus serviços ou adquirir seu produto.
Leia mais: Como pedir feedback de um cliente?
#4 – Cuide para deixar uma boa impressão
Procurar deixar uma boa impressão desde o início do diálogo é imprescindível em qualquer comunicação, e numa visita ao cliente isso não poderia ser diferente.
Sabendo disso, aqui vale aqueles cuidados básicos: capriche na sua aparência pessoal, sempre de acordo com a cultura que sua empresa transmite, já que isso conta pontos na avaliação da pessoa visitada.
Atente-se também para ser pontual, simpático e opte por manter uma postura receptiva na maior parte do tempo.
E como maneira de evitar imprevistos e mal-entendidos, teste os equipamentos e/ou produtos de antemão, com o objetivo de não acontecer aquele vexame no momento de uma demonstração.
Leia mais: Como conseguir mais clientes?
#5 – Seja breve e conciso
Saber ser breve significa demonstrar a solução com assertividade e clareza, sem que a visita ao cliente seja tediosa.
Essa apresentação concisa deve ser pautada em dois pontos: na empresa e em você, no papel enquanto representante do negócio.
Entretanto, não estamos nos referindo a ‘uma conversa de elevador’. Por isso é importante que você consiga se adequar a linguagem do cliente, seja ela formal ou despojada, por exemplo.
Essa objetividade tem um objetivo claro. Uma vez que o foco da visita é o cliente, isto é, ouvir suas necessidades, veja essa atitude como um meio de observar o momento ideal para agir.
Ao passo que a pessoa visitada expor seu problema, insira naturalmente dados sobre a solução da sua empresa (ou organização que representa).
Ademais, explicar com assertividade não abre margens para dúvidas, o que é excelente para que a visita ao cliente seja proveitosa. Isso fará com que o consumidor não pense em outra empresa a não ser a sua para atender a demanda dele.
Leia mais: Por que você deve oferecer um bom atendimento ao cliente?
#6 – Aplique a técnica S. C. O. T
A técnica de comunicação S. C. O. T se baseia no cumprimento de quatro elementos durante uma negociação (como uma visita comercial a um cliente): segurança, clareza, objetividade e transparência. Desse modo, você deve:
- Ter segurança acerca do que está vendendo;
- Comunicar-se de maneira clara;
- Ser claro e fazer uma abordagem honesta e;
- Focar na transparência em toda a conversa.
Uma vez que esses passos sejam seguidos numa visita de cliente, com certeza o público visitado se sentirá seguro e tem tudo para começar um relacionamento duradouro com seu negócio.
#7 – Anote as informações colhidas na visita ao cliente
O trabalho de um negociador não acaba na hora que uma visita de cliente termina. Você precisa anotar o que foi debatido de mais importante durante o encontro de negócios.
Registre também os dados que você esqueceu ou que você julga ser necessário abordar em futuras visitas ao cliente. O mesmo vale para perguntas que você não soube responder e que ficou pendente.
No entanto, esse trabalho deve ser realizado assim que acabar a visita de cliente, pois sua memória pode não conseguir guardar tantas informações. Essa dica é preciosa principalmente se você fizer mais visitas naquele mesmo dia ou semana.
Pode ter certeza que esse cuidado trará mais segurança ao seu possível consumidor, considerando que ele verá o quanto a organização se preocupa com a resolução dos seus problemas.
Isso sem falar que esse procedimento vai te ajudar na próxima visita ao cliente.
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Podemos dizer que, quando uma visita ao cliente é bem planejada, as chances de se fechar um bom negócio são muito maiores.
Saber se preparar para esse momento de contato presencial com o seu possível cliente pode trazer receio,certo? Mas se você seguir as dicas que passamos, pode ter certeza que sua visita ao cliente será um sucesso.
Afinal de contas, quando a empresa se preocupa com os pequenos detalhes, ela passa a ter um diferencial perante os seus concorrentes.
Assim, desejamos que você faça excelentes visitas ao cliente com as dicas de segurança que trouxemos.
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