Se você chegou aqui, provavelmente está interessado na área de Marketing Digital ou sabe que é importante usar as redes sociais, páginas na internet, e-mails, dentre outros recursos tecnológicos para dar visibilidade à sua marca, conquistar clientes e, de preferência, fidelizar seus clientes. 

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Caso você tenha chegado aqui por outros motivos, também está valendo. Aprender sobre essas estratégias é importante tanto para quem tem um negócio a gerenciar, como para quem usa a internet para adquirir produtos ou serviços. 

Isso porque o remarketing e o retargeting são estratégias usadas pelas empresas para engajar os clientes a adquirir o que estão buscando e também para melhorar a percepção que eles têm da sua marca.

A aplicação desse tipo de estratégia traz benefícios para o empresário e para o cliente, numa relação de ganha-ganha. Os empresários fortalecem a boa relação com os clientes e aumentam suas taxas de conversão e os clientes adquirem o que querem em uma experiência satisfatória, percorrendo uma bela jornada de consumo e querendo repetir essa experiência.

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Mas, primeiro, vamos entender o que é remarketing e retargeting e como essas estratégias podem ser usadas da melhor maneira possível.

O que é remarketing?

Remarketing significa nada mais do que fazer o marketing, de novo, para atrair os clientes. Significa divulgar seu produto ou serviço para um novo segmento de clientes? Não. Significa usar ações específicas para engajar novamente as pessoas interessadas na sua marca. 

Isso quer dizer que esses clientes fidelizados ou em potencial já têm um certo conhecimento dos seus produtos ou serviços, só não estão comprando, por algum motivo específico. 

É uma forma de dar um empurrãozinho para aqueles que visitam seu site, enchem o carrinho de produtos, mas decidem não levar nada ou para aqueles que estavam apenas na fase da pesquisa. 

Nesse sentido, a empresa, por meio do Marketing Digital, toma uma atitude, ao invés de ficar esperando, passivamente, pelo retorno do cliente. E que atitudes são essas? 

Sabe aquela história que você está conversando entre amigos ou com familiares sobre uma coisa que quer comprar e, de repente, recebe vários anúncios te oferecendo exatamente o que você está buscando?Pois isso não é nenhuma mágica. 

O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta que serve para monitorar o acesso e a movimentação nos sites. Isso quer dizer que é possível saber quem acessou seu site, quais foram as páginas mais acessadas, o que foi comprado, entre outras informações.

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Você pode usar essas informações para entrar em contato com determinados perfis, através do e-mail marketing, para:

  • sugerir o resgate das compras, em caso de abandono do carrinho;
  • enviar cupons de desconto ou vantagens exclusivas para itens semelhantes aos pesquisados;
  • avisar sobre liquidações imperdíveis, sem esquecer de dar um prazo de término para estimular o cliente a não perder a oportunidade;
  • oferecer descontos conforme indicação de novos clientes;
  • enviar conteúdos para estimular a compra;

O e-mail marketing é uma excelente maneira de manter um relacionamento ativo com o cliente, desde que feito com cuidado. As informações enviadas devem estar condizentes com o que está postado no site. Ou seja, de nada adianta receber um e-mail avisando sobre desconto em um determinado produto e ao acessar o site e estar em processo de finalização da compra, aparecer outro valor.

Não só não adianta, como só piora a percepção da marca. E isso conta muito, no mal sentido. 

Outra dica é dar um título chamativo para a mensagem, sempre tendo em vista o público-alvo. Estamos na era de memes e GIFs. Se o público-alvo de sua marca for jovem e descolado, aproveite para usar esses recursos. 

Já ouviu falar em call to action (CTA)? Pois finalize sua mensagem incentivando seu cliente a agir. No caso, a voltar a entrar em seu site. Afinal, é para isso que serve o remarketing.

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Outra maneira de fazer remarketing é por meio de anúncios nas páginas sociais daqueles que visitaram a sua página, mas não adquiriram seus produtos. As informações sobre quem visitou sua página são obtidas pelo Google Analytics ou pelo Facebook Ads, por exemplo. 

O mais interessante no uso de anúncios é poder mostrar imagens dos produtos, o que faz retornar a vontade de comprar, considerando, especialmente, o poder do aspecto visual. 

Vantagens do remarketing

Conheça os principais benefícios da estratégia de remarketing.

  • Potencializa o engajamento dos clientes

A interação ativa com o cliente aumenta as chances de conversão e fidelização dos clientes. Ações de remarketing impactam novamente o cliente, sugerindo que ele volte a navegar pelo site. 

O tempo de navegação no site também tende a ser maior, na medida em que há um movimento de reconsideração da compra. 

  • Melhora a percepção da marca

Podemos pensar que a estratégia de remarketing tem mais a ver com o posicionamento da marca do que com a venda do produto, justamente em função desse contato ativo da empresa. No intuito de fortalecer a marca, o cliente vai se lembrar dela.

  • Reduz o custo de aquisição

Ao direcionar os esforços para os clientes em potencial, não se gasta em campanhas generalizadas, com retorno mais questionável. 

  • Branding

O remarketing também ajuda na gestão da marca, especialmente se forem usados mais de um canal de atração. O cliente vai visualizar a presença da marca e seus diferenciais, criando uma percepção de que ela pode atender às suas expectativas. 

Leia mais: Por que investir em branding?

O que é retargeting?

O retargeting é uma estratégia voltada ao público-alvo. O objetivo é mudar o público-alvo de determinado produto por meio de diferentes abordagens conforme o interesse desse grupo específico de potenciais clientes. 

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No caso do retargeting, a ideia é mostrar o produto pelo qual o cliente se interessou de outra maneira. Neste caso, também é preciso ficar atento ao gosto do cliente, suas preferências, a maneira como ele consome, de que forma ele paga. Enfim, quanto mais você souber sobre a sua persona, mais assertivo você será em suas estratégias.

Existem 3 formas interessantes de aplicar uma estratégia de retargeting.

  • Para atrair um cliente, você pode usar uma campanha destinada a apresentar um produto específico, aquele que o cliente já está paquerando;
  • Se o potencial cliente já circulou pela sua empresa, mas ainda não adquiriu nenhum produto, a estratégia pode ser a de oferecer ele alguma vantagem, como frete grátis;
  • Para aqueles que já são clientes, ou seja, já compraram algum produto na sua empresa e conhecem seu site, a estratégia vai ser diferente: para ajudar na fidelização, uma sugestão é criar um combo de ofertas, oferecendo produtos diferentes. Esse tipo de ação tende a aumentar o valor que o cliente estava planejando gastar;

Saber fazer um bom uso das estratégias de marketing digital, como a de remarketing e retargeting, é essencial para manter seu negócio saudável em um mercado tão competitivo. 

Diferentemente de tempos atrás, em que a competição era com concorrentes de lugares próximos, hoje em dia, a competição ocorre em uma mercado cada vez mais global, especialmente na esfera do e-commerce.

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Vantagens do retargeting

Conheça os benefícios mais específicos da estratégia de retargeting:

  • Aumento das vendas

Pensando mais especificamente na ação de recuperar o carrinho que tinha sido abandonado pelo cliente. Se você investir em alguma comunicação que o relembre daqueles produtos, é bem provável que haja uma maior aquisição e consequente aumento das vendas. 

  • Buscar tendências de consumo

Ao acompanhar mais de perto o comportamento do cliente, pelas ferramentas citadas anteriormente, é possível observar novas tendências e insights do que os consumidores estão buscando. Isso vai ajudar na elaboração das campanhas futuras. Também é uma maneira de estar à frente dos concorrentes. 

A estratégia de retargeting está diretamente ligada a uma excelente campanha de marketing que deve ser fundamentada no seguinte:

  • Call to action (CTA) eficiente

Como o objetivo do retargeting é levar o consumidor a comprar o produto, você precisa saber compor uma boa chamada para a ação que deve ser feita com facilidade pelo consumidor. 

Investir na usabilidade para navegação é essencial, assim como compor a chamada por frases curtas, imperativas e com cores específicas. Sim, até as cores têm a ver com a construção de uma boa navegação e fazem parte do processo de convencimento do público.

  • Segmentação do público

Saber para quem você está destinando sua mensagem é essencial, porque a forma de se comunicar deve ser personalizada e persuasiva. 

Afinal, você está chamando um consumidor a consumir seus produtos, o que não pode ser feito de qualquer jeito. Para te ajudar com essa tarefa, busque as ferramentas de segmentação disponíveis no mercado. 

  • Criatividade nos anúncios

Outra coisa que não pode faltar nas campanhas de marketing é a criatividade. 

Sabendo com quem você está falando, invista no design de seus anúncios. Layouts chamativos, organizados, que abordam conceitos inteligentes e bem escritos valorizam a sua marca. 

Quando usar o remarketing e quando usar o retargeting?

Se você tiver que escolher entre estratégias de remarketing ou retargeting, tenha em vista o seu principal objetivo.

Para aumentar o número de visitas no seu site, por exemplo, vale a pena usar o remarketing. Agora, se seu objetivo é aumentar a preferência do cliente pelos seus produtos e a permanência no site, invista no retargeting. 

O ideal é usar estratégias de remarketing aliadas a estratégias de retargeting para tornar mais completa a presença da marca online. Mesmo sendo diferentes, essas estratégias têm a mesma finalidade: aumentar as vendas do negócio e fortalecer a sua marca no mercado. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferentes técnicas de marketing, que tal botar em prática? Se você ainda não se sente seguro para trilhar esse caminho sozinho, conte com os especialistas em marketing cadastrados aqui no GetNinjas. 

Por outro lado, se você trabalha com marketing digital e sabe tudo sobre remarketing e retargeting, faça seu cadastro aqui no GetNinjas e ajude quem quer acelerar o negócio.


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